Grupo de amigos pratica o esporte semanalmente na praça da 48 | Foto: Jonathas Costa/OA
Grupo de amigos pratica o esporte semanalmente na praça da 48 | Foto: Jonathas Costa/OA

O slakcline, esporte que envolve andar e se equilibrar em cima de uma fita, cresce cada vez mais no Brasil. O sucesso não é à toa, além de ser muito divertida, a atividade também melhora o equilíbrio, postura, a concentração, aumenta a força e diminui o estresse.

É o que faz um grupo de sete amigos há pouco mais de um ano na Praça João Goulart, a 48, no Centro. Giulian, Josemar, Alison, Ariane, Gabriel, Samanta e Mário, com idades entre 15 e 27 anos, são figurinhas carimbadas do espaço logo atrás do chimarródromo. Os jovens ocupam o local quase todos os finais de semana e, além do slakcline, praticam atividades circenses, o que atraia ainda mais os olhares curiosos das crianças.

Com uma fita de nylon de cerca de cinco centímetros de largura estendida por entre as árvores, os saltos e contorcionismos impressionam. Giulian conta que apesar de parecer difícil, a atividade é simples. “Tem pessoas que chegam até nós sem saber subir na fita, mas logo após algumas tentativas já estão se equilibrando”, explica. A atividade não é restrita a nenhuma idade ou sexo. Ariane, por exemplo, se mantém sobre a fita por longos minutos. O semblante no rosto passa tranquilidade.

O grupo tenta junto à prefeitura a instalação de toras de madeira na praça para evitar as instalações nas árvores. “Como elas (as árvores) são novas, podemos causar algum dano”, analisa Josemar, ou Vulto como é mais conhecido. Ele diz que já notificou o poder público, mas até o momento não obteve retorno.

Enquanto aguardam por melhorias, os jovens seguem com a prática do esporte na praça. Para o inverno, quando os dias chuvosos podem atrapalhar, a intenção é ir para o Ginásio Municipal.

Dicas
Para praticar o slakcline é necessário uma fita de nylon com cerca de 5 cm de largura, uma catraca que irá tencionar a fita e duas alças onde a estrutura será presa.

Procure locais resistentes para montar, como árvores ou colunas. O ideal fazer em parques ou na praia para que as quedas sejam amenizadas pela grama ou areia.

Fique atento para a altura em que a corda será colocada. Comece com uns 30 ou 40 cm e tenha alguém te dando a mão. Coloque o pé inteiro em cima da fita, não o deixe de lado, mantenha os joelhos semi-flexionados e mantenha os braços abertos com a palma da mão virada para cima.

O slakcline pode ser feito descalço ou com um tênis de solado mais rígido, caso ele seja muito macio não é possível aplicar a força corretamente ao se equilibrar.

Antes de começar sempre alongue e aqueça o corpo.