Ressabiados após um início de ano tumultuado em relação à atualização da planta de valores em janeiro de 2015 e o consequente aumento do IPTU, os moradores de Alvorada podem ficar tranquilos: não haverá cobranças adicionais em 2016.

Quem garante é o prefeito Professor Serginho que, em entrevista ao jornal O Alvoradense, descartou qualquer reajuste. “Não há debates sobre aumento, e este assunto está encerrado”, frisou.

O governo abandonou a proposta de atualização da planta de valores, não por concluir que não era necessário, mas pela forte pressão que recebeu tanto da população quanto de políticos da base para evitar novo confronto.

“Nós tivemos o bom senso, voltamos atrás e vamos compensar as pessoas”, explica Serginho, que pondera: “Tentamos resolver os nossos problemas financeiros e é por isso (a não atualização dos valores) que hoje estamos em situação ainda pior”.

Segundo Serginho, toda a arrecadação com os valores do IPTU e da Taxa Municipal de Lixo não cobre nem o total gasto apenas para a destinação de lixo. Os cofres municipais, portanto, acabam sem alternativas a não ser depender de repasses dos governos estadual e federal.

Desconto será de 30%
O pagamento do IPTU terá desconto de até 30% em 2016. Essa condição, divulgada nesta quarta-feira (30) pela Prefeitura, é válida para os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista, entre o dia 4 de janeiro e 10 de fevereiro.

Para contar com o desconto deve-se estar com o imposto de anos anteriores quitado. Quem apresentar alguma pendência ainda pode aproveitar os descontos, mas neste caso o índice cai para 15% em caso de pagamento à vista.

A partir de de 11 de fevereiro até 31 de março o desconto para pagar o IPTU 2016 à vista será de 15% para a pessoa que possui o imposto de anos anteriores pago e de 10% para quem tem débito de anos anteriores.

Quem não conseguir quitar o IPTU, entre os meses de janeiro e março, ainda pode optar pelo parcelamento do valor total em seis vezes. Nesta modalidade de pagamento não há desconto e o pagamento da parcela pode ser efetuado entre 10 de maio e 10 de outubro de 2016.

De acordo com projeção da Secretaria Municipal da Fazenda, o envio, por correspondência, dos carnês do IPTU 2016 deve ocorrer ao longo do mês de janeiro. O pagamento deve ser realizado em agências bancárias e lotéricas.

Fonte: O Alvoradense