Encerrando a série de sabatinas realizadas pelo Portal Alvoradense com a participação dos jornais A Semana e O Alvoradense, foi recebida na última quinta-feira (12) no estúdio do programa Alvorada em Pauta a candidata do MDB, Neusa Abruzzi. Presentes Rafael Lorenço, que conduz o programa, e os jornalistas Guilherme Wunder e Mariú M. Delanhese.
A ordem de participação foi definida por sorteio realizado na presença dos coordenadores das quatro campanhas, sendo a ex-prefeita e deputada Estadual Stela Farias (PT) a primeira a ser sabatina em 22 de agosto, seguida de Douglas Martello (PL), dia 29; Schumacher (PDT) em 05 de setembro e encerrando com Neusa Abruzzi (MDB) em 12 de setembro.
Neusa Abruzzi é candidata da Coligação “Para Seguir Avançando” (MDB, Podemos, PRD, PSD), tendo como vice o médico Carlos Alberto Sauter Braga. Professora, esteve à frente da Secretaria Municipal da Saúde de 2017 a 2023. Antes disso foi diretora do Centro Profissionalizante Florestan Fernandes e coordenadora da 28ª Coordenadoria de Educação do Rio Grande do Sul. É a primeira vez que concorre em uma eleição.
Iniciando a noite de sabatina, Neusa falou do Governo Appolo e sua relação com a gestão que se encerra este ano. Falou da dificuldade de continuar o legado de Appolo, ressaltando que são pessoas diferentes, mas que possuem o mesmo objetivo de buscar o melhor à comunidade alvoradense.
Sobre sua experiência de vida pública, como secretária de governo e coordenadora de Educação, lembrou que “está há quase 35 anos caminhando com o prefeito Apolo”, tendo aprendido também com o ex-prefeito Pedro Antônio e com a prática nas gestões municipais. Ressaltou que uma administração é diferente da outra, devendo o trabalho se adequar conforme as necessidades da comunidade.
Sobre os demais candidatos, principalmente os que já fizeram parte do atual Governo Municipal, Neusa explicou que se trataram de escolhas e indicações do prefeito.
INFRAESTRUTURA
Cheia – ressaltou que as medidas contidas no Plano de Governo, de reforço estrutural da Defesa Civil, criar um protocolo de calamidade e intensificar o assoreamento dos arroios são medidas iniciais para solucionar o problema das cheias até que seja realizado o projeto do Dique do Arroio Feijó. Contou com a Defesa Civil recebeu uma verba do Governo Federal, no valor de R$ 130 mil, adquirindo um barco e estão sendo licitados os equipamentos necessários para todos que atuarem em caso de nova enchente, crises ou outras emergências em Alvorada.
Há a ideia de criar uma Sala de Situação de Emergência, a exemplo da existente na Secretaria Municipal da Saúde, que foi o que deu o suporte necessário durante a pademia. O pedido já foi feito ao Governo do Estado para a ampliação da já existente e que possa atender a necessidade do município.
Lixo – sobre o programa chamado Lixo Zero, esclareceu que vai acontecer a partir de parceria com a iniciativa privada e os coletores de material reciclável alvoradenses. Outra notícia é o retorno da coleta seletiva de lixo, que alimentaria o projeto, sem descartar os ecopontos. Também está previsto um trabalho de conscientização nas escolas
Transporte coletivo – há um estudo sobre o transporte coletivo em Alvorada, feito por empresa contratada, cujo projeto está no Tribunal de Contas para análise de possibilidade de aplicação no município. Se aprovado, será aberto processo de licitação, com contrato de 10 anos, podendo ser renovado por igual período. Trata-se de um novo modelo, com integração, com veículos menores saindo dos bairros até a avenida central, onde haverá a integração com o sistema com ônibus maiores, sem custo adicional ao usuário.
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
Secretarias – para que a sua gestão tenha sucesso, ela aposta no cumprimento de metas por parte dos secretários municipais e suas equipes. Pra tanto, o Plano de Governo do elaborado em etapas a serem cumpridas semestralmente.
SAÚDE
Hospital – questionada sobre o desafio de manter o Hospital de Alvorada com atendimento digno para a comunidade, Neusa lembrou que foi muito criticada quando secretária da Saúde, por acreditar que as pessoas não entendam que quem financia, quem contrata a empresa que administra a entidade é o Estado, cabendo ao município a fiscalização. Ressaltou que foi instaurada uma CPI sobre o Hospital, na Câmara de Vereadores, cujos resultados foram encaminhados ao Governo do Estado, sem resposta. Também as denúncias que chegaram à Secretaria de Saúde eram encaminhadas, sem resultado.
Como papel como prefeita a partir de 2025, Neusa pretende buscar reestruturação física junto ao Estado, para que o Hospital possa atender toda a população. Também diz que vai insistir no Grupo Hospitalar Conceição para novo gestor.
Por fim, diz que vai cobrar do Instituto de Cardiologia a prestação de contar sobre a emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para a compra de um tomógrafo, que nunca aconteceu.
Filas – para acabar com as filas na madrugada, em busca de fichas de atendimento, pretende realizar agendamento para consultas no horário das 8h às 17h, experiência já aplicada com sucesso no Pam-8 e algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS), avalia a candidata. Também vai implantar agendamento por telefone, inicialmente, e mais tarde por aplicativo de mensagem.
Centro do Idoso – um espaço visando além da saúde clínica, com psicólogo, geriatra, nutricionista… e muitas atividades físicas.
Centro de Atendimento Pediátrico – pretende expandir o atendimento do centro, instalando uma segunda unidade.
EDUCAÇÃO
Inclusão – com relação do Programa de Inclusão, cujo termo de compromisso foi assinado em 2024 e tem validade de cinco anos, avalia que deverá permanecer, desde que esteja sendo realizado de acordo com a necessidade da comunidade. Avalia que a fiscalização das empresas e serviços contratados devam ser constantes para garantir a qualidade do que é oferecido.
Eleição de diretores – lembrou que a eleição de diretores de escolas municipais, aplicada por muitos anos em Alvorada, é inconstitucional. Sendo assim, vai seguir com as indicações de pessoas que ela entenda que tenha o perfil para assumir as demandas, seja na Educação ou em outro setor.
Educação Profissionalizante – frente à necessidade de qualificar a mão de obra em Alvorada, o governo de Neusa pretende estabelecer parceria com o Sistema S (Senai, Senac, Sesi).
Também antevê a possibilidade de Alvorada possuir mais cursos de Ensino Médio profissionalizante, além do Magistério no Instituto Julio César, como o Técnico de Enfermagem no Castro Alves, por exemplo, com processo já em andamento na Secretaria Estadual da Educação.
Escola do Futuro – projeto que prevê um novo espaço diferenciado, com ambiente interativo, apresentando tecnologias adaptadas aos alunos alvoradenses. Com objetivo de apresentar um novo mundo, desenvolver raciocínio… o preparando para o novo mercado de trabalho, para a vida.
ESPORTE
Bolsa Atleta – a partir de parceria com a iniciativa privada, para financiar participações de atletas alvoradenses em competições dentro e fora do município.
Em suas considerações finais, a candidata Neusa Abruzzi ressaltou a importância do conhecimento sobre a dotação orçamentária para a elaboração do seu Plano de Governo, “para não prometer o que não possa cumprir”. Assim, convidou que todos o conheçam através de acesso em suas redes sociais.