Foto: Governo China / Arquivo / OA

Alvorada segue sendo o município que mais encaminha pacientes às UTIs de Covid-19 da Capital.

O levantamento publicado na site da Prefeitura de Porto Alegre no domingo (27) mostra que são 24 alvoradenses internados nas Unidades de Tratamento Intensivo: oito no Hospital Conceição; sete no Hospital de Clínicas; seis na Santa Casa; Femina, Hospital Mãe de Deus e Moinhos de Ventos, um em cada.

O Hospital de Alvorada, que agora possui 21 leitos de enfermaria para Covid-19, nunca teve UTI adulto, somente a pediátrica, pois é de atendimento materno-infantil. Além disso, na classificação de atendimento do Ministério da Saúde, o município é de Atenção Básica, ficando os atendimentos mais complexos centralizados nas grandes cidades.

Desta forma, as vagas de UTIs do município, conforme relatado pela Secretaria Municipal da Saúde anteriormente, estão em Porto Alegre, que inclusive recebe verba federal para atender os pacientes alvoradenses. “Como sempre fizemos, seguimos cadastrando nossos pacientes no sistema de Regulação do Estado”, informa a enfermeira Jociane Saldanha Hoff, diretora técnica da Regulação Municipal.