De janeiro de 2019 até maio deste ano 13.300 novos agrotóxicos foram registrados. Este dado mostra que há um aumento considerável no uso de agrotóxicos no Brasil. Estes agentes tóxicos causam muitos danos ao organismo, além de poluir o meio ambiente e de gastar uma grande quantidade de água para irrigar a plantação. Há outras maneiras de desenvolver a agricultura de forma sustentável e justa para todos. Por que esses meios não são utilizados? O Brasil produz muitos alimentos, mas a fome no país é grande também, a comida é exportada, mas o veneno fica.
Muita propaganda é feita em torno do agronegócio, é claro que precisamos da agricultura, mas o preço que estamos pagando é alto demais, e não me refiro somente a dinheiro, mas a uma conta que ainda não chegou, mas em breve chegará. Por isso a importância de escolhermos bem nossos políticos, como sempre reforço nesta coluna, verificar as propostas referentes ao meio ambiente, pois disso depende não só o nosso presente como também o futuro das próximas gerações.
Juliana Girardi é estudante de biomedicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e embaixadora do Projeto da Saúde Planetária da Universidade de São Paulo (USP)
Natural de Porto Alegre, a jovem é moradora do Porto Verde.