Calendário de atividades da cobertura do jornal O Alvoradense foi apresentado às coligações em agosto | Foto: Mariú Delanhese / OA

O jornal O Alvoradense promove nesta quarta-feira (21) debate entre os candidatos a vice prefeito de Alvorada. Este será o primeiro e único encontro que reunirá os postulantes ao cargo de vice nestas eleições. Todos os nove candidatos foram convidados.

O debate terá quatro blocos de duração e será transmitido ao vivo pelo site do jornal às 20h30min. Na primeira etapa cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para fazer suas considerações iniciais. A ordem das falas obedecerá o posicionamento no estúdio que foi previamente estabelecido mediante sorteio com representantes das coligações.

No segundo bloco um sorteio ao vivo define o primeiro candidato a perguntar, que escolherá quem responde. Cada candidato só poderá ser escolhido para responder apenas uma vez. O tempo das perguntas será de 30 segundos, das respostas de 1 minuto e 30 segundos, das réplicas de 1 minuto e das tréplicas de 30 segundos. Após cada tréplica, um novo sorteio define o próximo a perguntar. Cada candidato só poderá perguntar uma única vez. O tema das perguntas é livre.

No terceiro bloco um novo sorteio ao vivo define o primeiro candidato a responder a perguntas formuladas pela redação do jornal. A definição das perguntas que serão respondidas também ocorrerá mediante sorteio ao vivo. Cada candidato a responder poderá escolher um outro candidato para comentar sua resposta. Cada participante só poderá ser escolhido para comentar apenas única uma vez. O tempo das respostas, dos comentários e das tréplicas serão os mesmo do bloco anterior. Após cada tréplica, um novo sorteio define o próximo a responder assim como a próxima pergunta a ser respondida. Cada candidato só poderá responder uma única vez.

No quarto e último bloco cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para fazer suas considerações finais obedecendo a ordem inversa do primeiro bloco.

Devem participar do debate Vilmar Benini (PMN), Chef Neno Guterres (PEN), Valter Slayfer (PDT), Marcelo Machado (PC do B), Moisés Matusiak (PSol), Mário do Metrô (PSC), Juraci Reprise (PSD), Chico Ourique (PP) e Fabiana Ortiz (PV).

As regras do debate foram registradas no Cartório Eleitoral de Alvorada sob o número de protocolo 126661/2016.

Já o debate com os candidatos a prefeito acontece na próxima semana, no dia 29.

Fonte: O Alvoradense