O meu texto de hoje começa por uma breve mas sucinta avaliação da gestão de esporte do governo do prefeito Sérgio.
Gestão esta que marcou muito pela inviabilidade de desenvolver projetos e principalmente de recursos para a realização de um trabalho mais objetivo, que possibilitasse a implantação de mais projetos sociais e principalmente de políticas públicas na área esportiva.
Evidente que a população esperava um governo que avançasse nesta área, criando possibilidade para jovens desenvolver seus talentos nas diversas áreas esportivas que encontramos em Alvorada.
Mas o governo falhou. Muito disso por parte de uma gestão medrosa, que não vislumbrava a necessidade de ter um avanço significativo para o município e por, muitas vezes, não assumir os riscos de investir no esporte, tendo outras prioridades.
Por outro lado, o governo teve a capacidade técnica de buscar recursos, o que possibilitou uma nova pista de skate com medidas oficiais na praça João Goulart, que vai possibilitar a prática de competições a nível estadual e até mesmo nacional.
“Essa nova pista possibilitará pra nós skatistas, o desenvolvimento das potencialidades locais, por se tratar de um projeto com características da modalidade street, da qual mais de 70% dos praticantes deste esporte no município são adeptos”, relata Anderson Moura (Son), presidente da USKA (União dos Skatistas de Alvorada).
A gestão da SMJEL (Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer) que infelizmente hoje é um departamento da Secretaria de Cultura, também foi marcada por ter feito na gestão do então secretário Marcelo Guimarães, o 1° Curso de Formação Técnica e Pedagógica dos clubes de categoria de base de Alvorada.
Outra atividade reconhecida desta atual gestão foi a criação de uma Escolinha Social de Futsal no Ginásio Municipal Tancredo Neves, que possibilita atualmente a mais de 100 crianças carentes, a prática da modalidade, sem custos. Parceria com a equipe de futsal SER Alvorada também foi uma das ações que atuou lado a lado e fez competições com o Esporte Clube Internacional.
Partindo para este próximo período que começa a se construir em 1° de janeiro de 2017, não acredito em uma reversão muito grande do quadro atual desportivo do município.
A política desportiva no RS deve ser modelo para a próxima gestão, que atualmente não investe em esportes coletivo ou individuais no Estado.
O fechamento da Secretaria de Esportes e da Fundergs são exemplos desta falta de compromisso do governo peeemidebista do governador Sartori.
Alvorada necessita deste investimento.
Nosso povo é carente de esporte e cultura, precisa de uma política forte e responsável para os desportistas desta cidade.
Aqui temos atletas de alto nível em diversas modalidades, como judô, jiu-jítsu, futsal, atletismo e ping pong.
De mais a mais sabemos que em geral, quando se enxuga o orçamento da coisa publica, sempre quem sofre é o esporte e isso deve acontecer no governo Appolo, pelos problemas que a cidade enfrenta, principalmente financeiramente falando.
Algumas perguntas estão no ar ainda:
Quem será o secretário de Esportes?
Existirá uma Secretaria voltada unicamente para o esporte?
Quem teria essa condição dentro dos quadros políticos e técnicos dos vencedores da eleição de 2016?
A verdade é que precisamos ter pessoas com capacidade de dialogar com a sociedade desportiva e, principalmente, de dialogar com os governos estadual e federal, para buscar recursos através de projetos específicos para a área desportiva.
Esse pleito possibilitou, ao menos aos futebolistas de Alvorada, uma esperança.
A chapa do PMDB que elegeu o Delegado como prefeito, tem em seu vice Valter Slyfer do PDT, um homem simples, do povo e apaixonado pelo futebol, que há muitos anos investe em times amadores do município e, até mesmo, em campeonatos fora do seu reduto eleitoreiro.
O futuro vice eleito, terá uma grande responsabilidade referente a este processo, a estas pessoas que gostam de futebol e que confiaram nas urnas o seu voto, aguardando para os próximos períodos grandes competições e principalmente a mudança na estrutura das equipes e campos de futebol municipais .
Que este período que se desenha bem nebuloso, nos traga o contraditório e que possamos nos próximos quatro anos estar na beira dos campos, torcendo para nossos times, conferindo nossos grandes atletas , apreciando grandes competições e aplaudindo as decisões de quem comandará o esporte de Alvorada.
Valter! A bola está com você!