Dos 17 vereadores, oito são novos em comparação a atual legislatura | Foto: Divulgação / OA

Na nova Câmara de Vereadores de Alvorada, eleita neste domingo (2), oito das 17 vagas serão ocupadas por novos nomes, o que representa um índice de renovação de 47%. O patamar, contudo, não significa que a população efetivamente queria mudança, já que antes da apuração começar já se sabia que seis dos atuais vereadores não disputavam a reeleição.

Apenas dois dos atuais vereadores que concorriam neste domingo não conseguiram garantir nova vaga em 2017: Jackson do Hospital (PMDB) e Miro Eletricista (PRB). Jackson ficou como primeiro suplente, mas Miro, apesar de ter feito uma votação expressiva – a terceira maior em número total de votos em Alvorada com 1.921 – não chegou nem perto. O motivo da derrota foi a composição da proporcional, com PC do B e PROS.

Já a participação feminina será ampliada, passando de duas vereadores na atual legislatura para três a partir de 2017. Além de Irmã Sara (PMDB), que foi reeleita, Cláudia Girelli (PTB) passa a ocupar a cadeira que era do marido, Neto Girelli, além da estreia de Neuza Teixeira (PMDB) como titular.

O PT perdeu uma vaga. Marcus Thiago não concorria no pleito, mas o partido acabou não conseguindo garantir a substituição do nome. Rodrigo Schim ficou como suplente petista.

O PDT manteve as três cadeiras e substituiu Valter Slayfer, futuro vice-prefeitode Appolo, pelo seu tio Arlindo Slayfer, que é justamente o atual vice-prefeito de Serginho.

Entre os novos nomes também está Darci Barth (PMDB), que já foi vereador por três mandatos (de 1997 a 2008). Além de Neuza e Cláudia, também fazem sua estreia no Legislativo Airton Pacheco (PMDB), Nelsinho Fernandes (PTB), Martello (DEM) e Branquinho Borges (PP).

O vereador mais novo continua sendo Juliano Marinho, com 33 anos. O mais velho passa a ser Alindo Slayfer, com 70.

O perfil médio da vereança é masculino, 51 anos, casado, de pele branca, com Ensino Médio completo e bens em torno de R$ 200 mil. Dados do IBGE, contudo, indicam que a maioria da população de Alvorada é mulher, tem idade entre 30 e 39 anos, se auto declara branca, com Ensino Médio completo e renda de 1 a 2 salários mínimos.

Confira abaixo mais detalhes sobre os novos vereadores:

Fonte: O Alvoradense