Apesar da estiagem severa que afeta o Estado, a Corsan está garantindo a regularidade do abastecimento para cerca de 800 mil pessoas em Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Viamão. O fornecimento de água é possível graças às obras que a Companhia vem realizando. Uma das mais recentes foi o desassoreamento do Canal DNOS, contribuiu para o aumento de volume de água no rio Gravataí, onde a Corsan mantém dois pontos de captação.
O Canal DNOS liga a Barragem do Incra – Assentamento Filhos de Sepé, localizada em Águas Claras, em Viamão, até o rio Gravataí. A estrutura de 7,3 mil metros de extensão estava assoreada, o que praticamente impedia a vazão de água para o manancial. De 21 a 31 de janeiro foi realizado o desassoreamento, com retirada de lodo e vegetação.
Foram utilizadas seis escavadeiras hidráulicas no serviço, que apresentou resultados positivos antes mesmo de sua conclusão: o nível do rio Gravataí, que estava em -38cm no dia 21 de janeiro, registrou +50cm em 27 do mesmo mês. No período mais crítico, a Companhia precisou captar água na região mais profunda do rio, o chamado “volume morto”.
Além do desassoreamento, a Corsan realizou outras obras emergenciais, como a construção de barramento no leito do rio Gravataí; o rebaixo de nível em barragem existente no curso de água próximo a Glorinha e a utilização de balsas para captação de água nos pontos mais profundos do rio.
Fonte: Corsan