Oficializada a parceria da ABESS com o Governo do Estado

Implementação da Clínica TEAcolhe foi confirmada nesta sexta-feira

Imagem: ABESS / Divulgação / OA

A Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (ABESS) celebrou um momento histórico hoje (03) com o ato de assinatura da parceria entre a instituição e a Secretaria Estadual da Saúde para a implementação da Clínica TEAcolhe, em Alvorada.

O evento realizado de forma online, contou com a presença da secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, da diretora Executiva da ABESS, Laura de Andrade, do secretário de Saúde de Alvorada, Jacson Renato, do diretor de Operações da ABESS, Felipe Muller, da diretora Geral de Parcerias e Projetos de Inclusão da ABESS, Sheyla Werner, além de Natália Lorenz que atuará na Direção da Clínica e Jeremias Lopes, da Coordenação Administrativa.

A parceria inaugura o Centro de Atendimento em Saúde (CAS) com foco no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Clínica Integrar no município. O Programa TEAcolhe do Governo Estadual atenderá 150 crianças com TEA oferecendo 1200 atendimentos especializados ao mês, que serão encaminhados pela regulação Municipal e Estadual.

A clínica contará com uma equipe multidisciplinar de profissionais capacitados na área da saúde e inclusão, reforçando o compromisso da ABESS e do Governo do Estado em proporcionar um cuidado integral e humanizado às crianças e suas famílias.

Durante a assinatura, a secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou: “O cidadão não quer saber se é o Estado, se é a União, se é o Município. Ele quer ter acesso a serviços para, não só cuidar da sua saúde, mas especialmente para estar mais próximo daquele serviço que ele procura e precisa”. A secretária também destacou as parcerias realizadas com instituições filantrópicas para o atendimento gratuito e com qualidade para o usuário do sistema.

Foto: ABESS / Divulgação / OA

Laura de Andrade, diretora Executiva da ABESS, ressaltou a relevância do projeto: “Nosso objetivo com o Programa TEAcolhe é promover um impacto positivo na vida dessas crianças e suas famílias e trabalhar a articulação com as Secretarias da Educação e Assistência Social conforme previsto no Programa”.

A parceria simboliza um avanço significativo na ampliação do atendimento a crianças com TEA em Alvorada e o início da jornada da ABESS na área da Saúde. Conforme a diretora Laura de Andrade, “inclusão de verdade se faz com a articulação da Educação, Saúde, Assistência Social e famílias. Sem esses pilares, juntos, ainda não estaremos fazendo inclusão”.