Operação de combate ao roubo e clonagem de carros chega a 17 presos

Um dos envolvidos foi detido em Alvorada na manhã desta sexta-feira

430
Foto: Divulgação / Polícia Civil / OA

Uma operação da Polícia Civil do combate à lavagem de dinheiro, roubo/furto de veículos e adulteração de sinais identificadores resultou na prisão de 17 nesta sexta-feira (11) e teve desdobramentos em Alvorada.

A ação foi da Delegacia de Roubo de Veículos (DRV/Deic), em cooperação com a Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD/Deic), executou 50 ordens judiciais, entre mandados de prisão, de busca e apreensão, sequestro de veículos e bloqueio de contas bancárias em seis cidades do estado, além de Alvorada (Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Cidreira) e em Florianópolis/SC

Nesta sexta-feira, 13 pessoas foram presas, resultando em 17 pessoas no total da operação. Dois veículos de luxo também foram apreendidos. As investigações tiveram início há cerca de nove meses, quando um casal foi preso em flagrante em Cachoeirinha. Com eles seis veículos furtados/roubados e já clonados, além de documento de porte obrigatório falsificado.

A partir daí, as investigações policiais que se seguiram demonstraram a existência de levaram a um verdadeiro esquema criminoso, de furtos e roubos de veículos sob encomenda e na clonagem (adulteração de seus sinais identificadores). Os seriam divididos por todos integrantes da organização criminosa, de acordo com a tarefa realizada por cada um durante os crimes.

As ordens judiciais foram deferidas pela 17° Vara Criminal do Foro Central da Capital e contou com a colaboração da Delegacia de Roubo de Veículos da Deic de Santa Catarina, que executou mandados de busca e apreensão e de prisão de criminoso gaúcho residente em Ingleses. No local foi apreendido um veículo de luxo modelo BMW, X3, cor branca, avaliada em, aproximadamente, R$ 140 mil.