A Operação Desmanche, que chega a sua 127ª edição, foi desencadeada nesta terça-feira (07) tendo como alvo um endereço no município que foi vistoriado e interditado por não estar em conformidade com a Lei dos Desmanches. O proprietário do estabelecimento foi notificado por risco de crime ambiental.
A Operação Desmanche tem o objetivo de coibir a venda de peças sem origem em estabelecimentos irregulares e contribui, de forma indireta, para a redução de roubos e furtos de veículos. Criada em 2016, a força-tarefa já percorreu cerca de 60 municípios.
Só em 2023 já forma realizadas 23 edições em 20 municípios. As ações resultaram em 18 prisões, quatro veículos apreendidos, 2,7 mil toneladas de sucata automotiva recolhida e encaminhada para reciclagem.
O coordenador da força-tarefa, major Jefferson Eroni Gonçalves, enfatiza que o trabalho constante é essencial para coibir, além do comércio ilegal, o roubo e furto de veículos. “As forças de segurança têm registrado quedas históricas nos indicadores deste tipo de crime. A força-tarefa auxilia nessa redução, realizando vistorias constantes em locais irregulares. Além disso, o Detran também atua na fiscalização de CDVs habilitados, para garantir a lisura do serviço prestado”, pontua.
A Desmanche é realizada de forma permanente pela SSP e integra as cinco instituições vinculadas da pasta. As ações deflagradas contaram com um efetivo de 23 servidores da Brigada Militar (BM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Civil (PC), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e DetranRS, além de funcionários da própria SSP.
Fonte: SSP