Operação Dirty Money combate crimes de lavagem de dinheiro

Ação da Draco de São Leopoldo realizou diligências também em Alvorada

Foto: Polícia Civil / Divulgação / OA

Agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo, deflagrou a Operação Dirty Money na manhã desta sexta-feira (09). O objetivo da ofensiva é combater crimes de lavagem de dinheiro, oriundo do tráfico de drogas praticado por organização criminosa sediada em Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Um homem foi preso na posse de uma arma de fogo furtada e munições, em uma propriedade rural no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo. Também foram apreendidos 11 mil reais em espécie e, pelo menos, cinco veículos. A ação teve a participação de policiais civis da 3ª DPRM, sendo que as diligências foram realizadas em Lins/SP, Alvorada, Campo Bom, Ijuí, Novo Hamburgo, Santa Maria, São Leopoldo, Tramandaí e Viamão.

Durante a investigação, originada em 2021 e que resultou no indiciamento de 33 traficantes, diversas prisões em flagrante, grandes apreensões de drogas e na descoberta de “laboratórios” para mistura de cocaína em Campo Bom, Canoas e Gravataí, foi identificado esquema para lavagem de dinheiro baseado em relações bancárias da companheira de um líder de organização criminosa. Estes indivíduos estão diretamente relacionados a um líder de organização sediada em Novo Hamburgo.

Através de análises bancárias e fiscais, o Laboratório de Tecnologias para Combate à Lavagem de Dinheiro, da Polícia Civil, comprovou movimentação que ultrapassou 112 milhões de reais, entre os anos de 2017 e 2021.

Nesta manhã, foram realizados bloqueios judiciais no total 16 milhões de reais contra 11 investigados diretamente relacionados aos recebimentos de valores do tráfico de drogas ilícitas, além da apreensão de contratos relacionados a transações em criptoativos, em buscas no município de Ijuí.

Fonte: Polícia Civil RS