Operação Eleven prende envolvidos em 11 homicídios ligados ao tráfico de drogas

Entre os 27 detidos pela Polícia Civil e Brigada Militar, um PM que atua em Alvorada

Foto: Divulgação / Polícia Civil / OA

Uma operação de combate a uma organização criminosa aconteceu na manhã desta quinta-feira (05) através do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil. Denominada Eleven, devido ao número de mortes, um total de 11 relacionadas à disputa pelo tráfico de drogas, teve como principal objetivo o combate aos homicídios, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

A ação mobilizou um efetivo de 225 policiais para o cumprimento de 97 ordens judiciais, entre mandados de prisão temporária e mandados de busca e apreensão, realizados em Alvorada, Canela e Viamão e, a princípio, 27 pessoas foram presas, incluindo um policial militar de Alvorada, e apreendidas armas e um veículo.

A investigação teve início com uma prisão realizada pela equipe da DHPP de Alvorada em abril de 2022, quando foi preso em Alvorada, o responsável pela logística de fracionamento, armazenamento e distribuição de drogas no município. Este criminoso é membro de facção com origem no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. A partir dessa prisão foi possível identificar outros criminosos pertencentes a mesma associação criminosa, dentre elas as duas principais lideranças da facção na cidade e que controla 90% do tráfico de drogas.

Foi concretamente identificada a relação dos criminosos com crimes contra a vida que permeavam as operações. As lideranças identificadas encontram-se recolhidas ao sistema prisional e, mesmo presas, ordenam homicídios de adversários, de devedores, e até mesmo de aliados que por algum motivo descontentaram as lideranças.

Conforme o delegado Edimar Machado, titular da DHPP de Alvorada, estão sendo cumpridos um total de 97 mandados, dos quais 35 são de prisão temporária e quatro preventivas. Durante a operação, 15 pessoas foram presas, incluindo o PM do 24º BPM de Alvorada, contra quem há indícios de que tenha recebido um suposto pagamento de valores da facção. Também os 12 criminosos já recolhidos ao sistema prisional tiveram decretada prisão temporária.

Foi através de um celular apreendido durante uma operação de ‘saturação’ em pontos de tráfico que surgiram várias informações que levaram à operação de hoje.