Operação Leafdown resgata criança e prende dois homens no Estado

De acordo com a Polícia Federal, menino de seis anos era abusado por idoso preso em Alvorada

Foto: Polícia Federal / Divulgação / OA

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30), em todo o País, a Operação Leafdown, de combate aos crimes de armazenamento e difusão de material de abuso sexual infantil.

Cerca de 200 agentes cumpriram 40 mandados de busca e apreensão nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

No total aconteceram 20 prisões em flagrante; no RS, as diligências contaram com 30 policiais federais e foram cumpridos seis mandados de busca, sendo cinco em Porto Alegre e um em Alvorada, onde um aposentado de 67 anos teve prisão decretada. No momento da ação um menino de seis anos foi resgatado. Ele seria neto de criação do suspeito. De acordo com a PF, há indícios que o idoso abusava sexualmente da criança, que foi encaminhada para um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em Porto Alegre, onde passou por exames médicos.

O outro suspeito detido estava em casa no momento da ação. Ele tem 43 anos e trabalha como profissional de TI.

Leafdown

O nome ‘Leafdown’ faz referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que atuam no ambiente cibernético para a aquisição de material de abuso sexual infanto-juvenil e disponibilização desses arquivos para mais criminosos, inclusive de outros países.

Os investigados devem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).