Alvorada é o principal alvo de uma operação realizada nesta quarta-feira (18), que envolve a Brigada Militar e Policia Civil, incluindo ainda Viamão, Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, São Leopoldo e Forquilinha/SC. Intitulada Operação Magnus Oris, a ação foi desdobramento de investigações da Delegacia de Homicídios de Alvorada, sob o comando do delegado Edimar Machado, ao lado do tenente-coronel Alexsandro Goi, do 24º BPM e visa combater grupo criminoso responsável pelo tráfico de entorpecentes na região dos bairros Aparecida e Stela Maris, sendo anteriormente indiciados por crimes de homicídio dolosos ocorridos nas imediações.
Ao todo, são cumpridas 40 ordens judiciais para desarticular parte da estrutura da organização criminosa, com o intuito de prender outros integrantes do grupo, que atuam voltados para o tráfico de drogas, ordens de mortes, bem como apreender armas usadas na prática de homicídios. O líder do grupo criminoso, que atualmente se encontra foragido, é do bairro Bom Jesus, em Porto Alegre.
Conforme o diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP, delegado de Polícia Mario Souza, estas operações são de grande importância, pois visam desarticular e enfraquecer as organizações criminosas responsáveis por homicídios.
Coordenação
A operação aconteceu sob a coordenação integrada do Comando Regional de Polícia Ostensiva Delta do Jacuí (CRPO-DJ), Comando de Polícia de Choque (CPChq) e Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A ação mobilizou efetivos locais e de outras regiões das duas corporações para cumprir 40 mandados judiciais.
Ao todo, sete pessoas foram presas, sendo cinco homens e duas mulheres, e um menor foi apreendido. A ação também resultou em apreensões de seis pistolas e um simulacro de pistola, 35 munições, sendo 23 de pistola, 10 de calibre 12 e duas de fuzil 5.56. Ainda foram apreendidos 32 porções de maconha, 78 porções de cocaína e 53 de crack e R$ 48,1 mil.
O tenente-coronel Alexandro Goi, comandante do 24° BPM e atualmente respondendo pelo CRPO-DJ, destacou a importância da operação. “Essa ação é fruto de uma grande mobilização entre as forças de segurança, envolvendo efetivos de diversas unidades. Estamos atuando de forma incisiva para garantir segurança e combater o crime organizado em toda a região”, comentou.
Fonte: Polícia Civil e Brigada Militar