Operação Mobile combate o comércio ilegal de celulares

Alvorada esteve entre os 25 municípios visitados pela força-tarefa da Polícia Civil

Foto: Divulgação / PC / OA

A Secretaria da Segurança Pública deflagrou a quinta Operação Mobile Integrada deste ano. A  ação, realizada na quarta-feira (18), é de combate ao comércio ilegal de celulares furtados ou roubados no Estado. Com atuação em 25 municípios gaúchos, incluindo Alvorada, a força-tarefa resultou em 161 locais fiscalizados, 11 celulares apreendidos e uma prisão em flagrante no município de Cruz Alta.

A ofensiva busca interromper a cadeia de comércio ilegal de celulares por meio da fiscalização de pontos de venda. Ao coibir a venda de aparelhos de procedência ilegal, a Mobile contribui, indiretamente, para a redução do roubo e do furto a pedestre, tendo em vista que os celulares são um dos principais alvos desses tipos de crime. A operação contou com a atuação da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, do Instituto-Geral de Perícias, do Departamento de Inteligência e do Departamento de Planejamento e Integração da Secretaria da Segurança Pública, contando com um efetivo de 287 servidores.

IMEI

Quando um celular é roubado ou furtado, é preciso registrar um Boletim de Ocorrência em uma Delegacia de Polícia ou na Delegacia de Polícia Online e, se possível, fornecer o IMEI do celular, que é o número de identificação do aparelho.

Se você não souber o IMEI do seu celular, digite no teclado do aparelho *#06# e guarde o número. É importante guardar esse código fora do celular – em um e-mail, por exemplo –, para que a Polícia Civil possa registrar essa informação em caso de furto ou roubo. Durante a Operação Mobile Integrada, os agentes que fiscalizam os pontos de venda consultam o IMEI de cada aparelho, a fim de verificar se o celular tem procedência legal.

Fonte: SSP/RS