Operação Mobile Integrada mira comércio ilegal de celulares

Ação que aconteceu também em Alvorada, resultou na apreensão de 14 celulares e na prisão de duas pessoas

Foto: Divulgação / SSP / OA

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou mais uma edição da Operação Mobile Integrada para combater o comércio ilegal de aparelhos celulares no Rio Grande do Sul. A ação aconteceu na terça-feira (26) e contou com um efetivo de 237 servidores das forças de segurança que inspecionaram 69 locais em Porto Alegre e mais 20 municípios gaúchos, entre eles Alvorada.

A ofensiva tem caráter preventivo, repressivo e educativo. Ao interromper a cadeia de venda de aparelhos de procedência duvidosa, a Mobile contribui, indiretamente, para a redução do roubo e furto a pedestre, já que os celulares são um dos principais alvos dos criminosos. Nos casos em que o estabelecimento não apresenta irregularidades, os servidores orientam os funcionários a não comercializarem dispositivos de procedência ilegal.

A 1ª edição da força-tarefa ocorreu em abril de 2023 e, desde então, é realizada de forma recorrente pela SSP. A 8ª edição da Operação Mobile Integrada contou com participação da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto-Geral de Perícias. Foram inspecionados 69 locais, com 11 autuações. A ação foi desencadeada simultaneamente em Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Caxias do Sul, Cruz Alta, Esteio, Farroupilha, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Viamão, Carlos Barbosa e Garibaldi.

Fonte: Secretaria Estadual de Segurança Pública