Na manhã desta sexta-feira (05), agentes da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (1ªDR/Deic), deflagraram a Operação Onzenário. O objetivo é reprimir crimes de extorsão decorrente de dívidas com agiotas, cujas vítimas eram principalmente da região de Alvorada.
Três pessoas foram presas, além de terem sido cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Cachoeirinha e Porto Alegre.
Em outubro último chegou ao conhecimento da Polícia Civil que ao menos quatro pessoas passaram a ser vítimas de extorsão, em virtude de dívidas contraídas com agiotas, principalmente, na região de Alvorada. Em princípio, um valor global de R$ 72.500,00 era cobrado por diversos criminosos e incompatível com o valor emprestado.
As vítimas passaram a receber contatos de extorsão, via ligações telefônicas e mensagens de texto e de vídeo, por meio de aplicativos de mensagens, além da criação de perfis falsos em redes sociais. Houve ainda a invasão de um salão de beleza, pertencente a uma das vítimas de extorsão, onde objetos foram levados. Algumas pessoas precisaram deixar suas casas, pois sofriam ameaças de invasão a qualquer momento.
Recentemente um dos alvos da operação foi flagrado na companhia de outros indivíduos, fazendo a escolta armada de um conhecido líder de organização criminosa, que passava por procedimentos médicos em um hospital da Capital.