Operação Unity identifica e prende autores de execuções

Também crimes ocorridos em Alvorada foram esclarecidos na ação

Foto: Divulgação / OA

O Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa realizou na manhã de quarta-feira (05) a operação Unity, com o objetivo de combater duas facções criminosas envolvidas em execuções na Região Metropolitana.

Houve o cumprimento de 29 ordens judiciais, sendo 17 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e dois mandados de internação, nas cidades de Alvorada, Canoas, Charqueadas, Gravataí, Montenegro,

Novo Hamburgo e Viamão.

A investigação identificou, em dois meses, a autoria de pelo menos sete ataques ocorridos em Alvorada, Gravataí, Novo Hamburgo e Viamão, que resultaram na morte de seis pessoas e na tentativa de homicídio de outra vítima. O trabalho policial visa o esclarecimento e responsabilização tanto de executores quanto de mandantes dos crimes.

Crime em Alvorada

Em um dos casos, registrado no bairro Maria Regina, as lideranças de uma organização criminosa arquitetaram um plano que culminou na execução de uma jovem, de 23 anos. Ela foi morta em 13 de dezembro de 2022, com disparos de arma de fogo e teve seu corpo abandonado no campo de futebol de uma praça do bairro. Segundo investigações, a motivação da ordem de assassinato foi a cobrança de dívidas do consumo de drogas.