Em sua 7ª edição, o Prêmio Jacarandá, promovido pelo Correio do Povo, reconheceu o quadrinistra alvoradense Pablito Aguiar como autor revelação. Em cerimônia realizada na quinta-feira (21) no Espaço Força e Luz, foram entregues os troféus para os grandes vencedores, cujos nomes foram anunciados na manhã daquele mesmo dia.
O troféu e o nome da premiação remetem às grandes árvores presentes na Capital, e que tomam conta da Praça da Alfândega, no Centro-Histórico, local que abriga a Feira do Livro e Porto Alegre.
Confira os premiados, eleitos por um júri formado pelos jornalistas do Correio do Povo Ana Lécia de Oliveira, Brenda Fernández, Márcio Gomes, Mauren Xavier e Luiz Gonzaga Lopes:
O alvoradense Pablito Aguiar, recebeu a homenagem como Autor Revelação, com o livro “Conversas em Porto Alegre”, em que compartilha as histórias emocionantes que ouviu de personagens reais da cidade. A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, e o gerente de Marcas da Naturovos, Marcelo Carvalho subiram ao palco para entregar o Prêmio. Pablito se disse muito feliz com o reconhecimento, “É um Prêmio que já tem uma tradição, já vem entregando e celebrando os livros, e logo após a Feira do Livro. Fico muito feliz com esse reconhecimento do meu trabalho”.
Irka Barrios, escritora de “Vespeiro”, segundo o júri do Jacarandá, ao criar contos que mesclam situações do cotidiano com elementos do horror e do fantástico e com um texto direto e apaixonante, deu voz a personagens femininas em suas lutas diárias, seja com a aparência, com sexualidade, ou com interações sociais.
Rafael Guimaraens foi agraciado na categoria Personalidade do Ano, por seu trabalho incansável de contar histórias ocorridas em Porto Alegre em tempos idos, pelo trabalho de investigação e pesquisa histórica e a recriação ficcional de fatos em obras.
Como Projeto do Ano, o escolhido teve um papel importante em meio à enchente e ao momento difícil para os gaúchos. A Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) e a TAG Experiências Literárias criaram a campanha Juntos pela Leitura no RS, com apoio do Instituto Cervantes e dos Correios, que arrecadou mais de 72 mil livros para repor a defasagem das bibliotecas atingidas pelas cheias do mês de maio.
O Prêmio Especial foi para a L&PM Editores, que completou 50 anos em 2024, por acessibilizar a leitura dos grandes clássicos da literatura com uma política de presença maciça dos livros de bolso, os “pockets”, em locais não tradicionais de vendas de livros.
Este ano a iniciativa contou com o apoio do Banrisul, Unimed, Naturovos e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e a mestre de cerimônias Daniela Sallet. A apresentação musical ficou a cargo do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, que tocou antes e após a cerimônia.