Padre Libanor recebeu a Medalha da 54ª Legislatura| Foto: Marcelo Bertani / Agência ALRS / OA

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageou, durante Grande Expediente nesta quinta-feira (17), os 50 anos de Alvorada. O parlamento concedeu, por indicação da deputada e ex-prefeita Stela Farias, a Medalha da 54ª Legislatura ao padre Antônio Libanor Picett, por seu trabalho assistencial no município, voltado, especialmente, para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

O prefeito Professor Serginho acompanhou a sessão da tribuna ao lado da primeira-dama, Maria Zoretti, do presidente da Câmara de Vereadores de Alvorada, Gerson Luís, e dos vereadores Neto Girelli, Leandro Tur e Marcus Thiago.

Stela lembrou do processo de formação da cidade. “Há bem pouco tempo, Alvorada tinha a maioria de sua população, como eu, adotada de outras cidades gaúchas. Passados 50 anos, já há uma geração nativa florescendo, sinal de que os pioneiros vingaram e a cidade viceja”.

A parlamentar também citou que os moradores de Alvorada sofrem preconceito e discriminações. “Só quem mora numa cidade periférica, como nós, sabe que há muito preconceito velado e muito preconceito objetivo em função do lugar onde moramos. Até mesmo o salário é diferente. Trabalhadores de Alvorada, via de regra, ganham em média dois terços o que percebem seus vizinhos da Região Metropolitana e um quinto do que aqueles que vivem na Capital. Situação que foi amenizada na última década, mas que ainda persiste”, lamentou.

Ainda assim, segundo Stela, diferentes setores da sociedade alvoradense têm se destacado. “Desde a gurizada famosa no xadrez, aos inúmeros festivais de bandas marciais, passando por uma produtora de filmes que de tempos em tempos dá o que falar, até a mais recente cena de empreendedorismo cultural que canalizou através do Instituto Federal a energia criativa de uma massa de jovens artistas e produtores culturais que já está atuando no mercado, produzindo espetáculos, discos, shows e promovendo a cultura”, enumerou.

Os deputados Juliano Roso (PCdoB), Juliana Brizola (PDT), Missionário Volnei (PR), Nelsinho Metalúrgico (PT), Gabriel Souza (PMDB), Aloísio Classmann (PTB) e Elton Weber (PSB) também parabenizaram a cidade pelos 50 anos.

Fonte: O Alvoradense