Pão dos Pobres com inscrições para o Jovem Aprendiz

Programa dirigido a jovens dos 14 aos 23 anos, inicia aulas em agosto

Foto: Reprodução / OA

Até segunda-feira (22), a Fundação O Pão dos Pobres recebe inscrições para as turmas do segundo semestre/2023 dos cursos de Aprendizagem Profissional para jovens a partir dos 14 até os 23 anos. Os cursos são gratuitos e, durante a formação, os aprendizes são contratados de acordo com a Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000. A previsão de início das atividades é 1º de agosto de 2023.

No total, são 180 vagas, distribuídas entre os cursos Corte, Costura e Modelagem Sustentável, Eletromecânica de Elevadores, Manutenção de Computadores, Mecânica Automotiva, Projetista de Móveis e Soldagem.

O cadastro dos candidatos às vagas será feito somente via internet, por meio do link  https://forms.gle/q8nShJP6UZHymsRG8

Os cursos de Aprendizagem Profissional são voltados para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social ou de ameaça de violação de direitos.

Pré-requisitos estar regularmente matriculado em uma escola e frequentando as aulas, caso não tenha concluído o Ensino Médio. Documentos necessários RG, CPF, Carteira de Trabalho digital, PIS e Título de Eleitor (se maior de 18 anos) e liberação do serviço militar (para jovens do sexo masculino maiores de 18 anos). Pessoas com deficiência são bem-vindas e não há limite de idade.

Confira o perfil dos candidatos e a descrição de cada curso:

Corte, Costura e Modelagem Sustentável (manhã e tarde),

Idade: de 14 anos completos até 23 anos.

Escolaridade: a partir do 7º ano do Ensino Fundamental

Descrição do curso: formação profissional, desenvolvendo conhecimentos e habilidades básicas e específicas ao exercício da função. Ao final do curso, os jovens estarão capacitados para as seguintes competências: organizar o trabalho a ser realizado em etapas, prevendo os recursos necessários, distribuindo o tempo e tomando decisões sobre caminhos a seguir; localizar e selecionar informações necessárias ao desenvolvimento do seu trabalho, atender aos procedimentos de segurança e legislação específica, aplicar princípios de preservação ambiental e de gestão pela qualidade, trabalhar em equipe.

Eletromecânica de Elevadores (manhã e tarde)

Idade: de 17 anos completos até 23 anos

Escolaridade: a partir do 2º ano do Ensino Médio

Descrição do curso: proporciona o conhecimento das tecnologias relacionadas à prestação de serviços de manutenção, troca de peças e assistência técnica; experimentações práticas no ambiente de manutenção em equipamentos. Contribui na formação da consciência sobre a importância das relações humanas no trabalho, identificando possibilidades e limites da atuação profissional.

Manutenção de Computadores (manhã)

Idade: de 14 anos completos a 23 anos

Escolaridade: a partir do 8° ano do Ensino Fundamental

Descrição do curso: capacita para as rotinas básicas de operação de um computador;  proporciona aos jovens o conhecimento de todos os componentes dos computadores.

Mecânica Automotiva (tarde)

Idade: de 16 anos completos a 23 anos

Escolaridade: a partir do 8° ano do Ensino Fundamental

Descrição do curso: o jovem aprende a realizar diagnósticos, manutenção preventiva (revisão) e corretiva (reparo) em veículos automotores.

Projetista de Móveis (manhã e tarde)

Idade: de 16 anos completos a 23 anos

Escolaridade: a partir do 8º ano do Ensino Fundamental

Descrição do curso: desenvolvimento de competências compatíveis com o ofício na formação como auxiliar de marcenaria e com as necessidades das empresas, possibilitando seu crescimento pessoal e profissional. Proporciona a noção de como projetar móveis.

Soldagem (manhã)

Idade: de 18 anos completos a 23 anos

Escolaridade: a partir do 8º ano do Ensino Fundamental ou cursando o Ensino Médio

Descrição do curso: capacita o jovem para o preparo do local de trabalho e do local para armazenamento de materiais; desenvolve conhecimento para que o jovem seja capaz de ordenar fluxos do processo de produção, desenhar, calcular e auxiliar o instrutor de soldagem em tarefas simples, que não ofereçam risco. As atividades que serão realizadas pelos jovens no ambiente simulado na Instituição de aprendizagem.