Pavilhão do Artesanato na Expointer terá alvoradenses

Espaço será aberto oficialmente na próxima segunda-feira

Foto: Gustavo Mansur / Secom / Arquivo / OA

Artesãos alvoradenses estão entre os 184 que irão comercializar seus produtos no Pavilhão do Artesanato na Expointer, integrando a 41ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), que acontece de 24 de agosto a 1º de setembro no horário das 8h às 20h, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Promovida pela Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), a maior feira de artesanato gaúcho contará com 123 estandes. Alvorada está entre os 57 municípios representados na exposição.  

De acordo com o diretor-presidente da FGTAS, José Scorsatto, o evento reúne ampla variedade de técnicas e oportuniza aos visitantes conhecer o artesanato característico de cada região do Estado. Todos os dias, das 10h às 12h e das 16h às 18h, haverá demonstração de técnicas artesanais na Expoargs.

Estarão à venda na feira, peças de cutelaria, pelegos e peles, couro típico regional (couro trançado, para montaria), cuias, esculturas em argila, calçados e adereços de couro bovino (alpargatas, chinelos campeiros, chapéus, boinas, aventais, bolsas), tapetes de couro/pele, além de artigos de madeira, metal e lã. 

Entre as novidades dessa edição estão peças em lã crua feltrada, produzidas por artesãs de Lavras do Sul, e de tecelagem com bambu, confeccionadas em Caraá. Seguem os tradicionais expositores de cutelaria, sendo que há uma produção de 18 anos em facas em aço com acabamento fosfatizado, a partir de uma técnica utilizada na Síria para confeccionar espadas. Cada peça única leva em torno de cinco dias para ser produzida; e ainda a produção de bombas de prata, iniciada por uma família em 1951, que expõe no Pavilhão do Artesanato desde 1991.

Edição anterior

A última edição do evento, a 40ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), realizada em 2023, contabilizou 25.921 peças comercializadas, que somaram R$ 1.592.609,13 em vendas. As peças mais vendidas foram as peças em biscuit (enfeites de cuia), artigos em couro (chinelos campeiros, alpargatas) e artigos de madeira.

PGA

Expoargs é promovida anualmente pela FGTAS, através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), simultaneamente à Expointer. O PGA incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

O programa é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. É desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), instituição vinculada ao governo do Estado.

Fonte: Governo do Estado RS