A chegada do PMDB à Prefeitura de Alvorada não foi um ponto fora da curva. Pelo contrário. O partido ficou com o segundo maior número de prefeituras gaúchas: 130, duas a menos que em 2012. Já o Partido Progressista levou 144. Juntos, os dois partidos governarão 55% dos municípios do Rio Grande do Sul.
Apesar da supremacia, os dados indicam que neste ano os votos acabaram pulverizados por vários partidos. PP até aumentou o número de prefeituras, na comparação com o pleito anterior, em oito. O PSB, contudo, teve o maior crescimento percentual, com 33,3%. O partido passou de 18 prefeituras em 2012 para 24 agora em 2016.
Também registraram aumento de prefeituras o PSDB, de 20 para 26, assim como o PDT, que também ganhou seis prefeituras. O PTB, DEM, PRB, PC do B e Solidariedade igualmente registraram viés de alta.
O quadro ficou estável apenas para PPS e PSD.
O PT, contudo, é o partido que mais perdeu. Em uma tendência que se viu em todo o País, o partido reduziu o número de prefeituras em 47,2%, passando de 72 municípios em 2012 para 38 neste ano. Essa queda faz o PT deixar a lista dos três partidos que mais ocupavam as prefeituras no Estado.
Fonte: O Alvoradense