Podcast A Cor da Voz lança novos livros

São a segunda e terceira edição da obra que trata sobre ciências negras

Foto: Afrovulto / OA

Acontece em 1º de fevereiro o lançamento dos livros A Cor da Voz – Volume II e A Cor da Voz – Volume III, na Câmara de Vereadores de Alvorada. Os materiais são compostos pelas transcrições das temporadas 3, 4, 5 e 6 do podcast A Cor da Voz, um projeto literário, cultural e social ouvido em 31 países e criado pela professora mestre em literatura e produtora cultural Tainã Rosa, vinculado ao Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do Núcleo de Extensão do Projeto Quem Conta um Conto.

O podcast A Cor da Voz iniciou em 2020 com a inconformidade da fundadora de que conceitos vinculados às relações étnicos-raciais estivessem sendo debatidos apenas por públicos acadêmicos. A partir disso ela passou a produzir, em parceria com ativistas, professores e acadêmicos negros, episódios sobre as vidas negras.

Em 2023, com a comemoração dos 20 anos da Lei 10.639/03, que obriga o ensino da cultura africana e afro-brasileira em todas as escolas do território brasileiro, a transformação do podcast em livro visa fomentar o acesso e a pesquisa de ciências negras e indígenas produzidas sobre: literaturas, artes visuais, grafismos corporais, dança, racismo ambiental, saúde mental, religiosidade, alimentação saudável, ações afirmativas, encarceramento, políticas LGBTQIAP+, finanças e metodologias empreendedoras.

Lançamento

O evento que marca a publicação do livro físico será na próxima quarta-feira (1º) a partir das 15h, no plenário da Câmara de Vereadores. Nesse dia serão doados 10 exemplares dos Volumes II e III para cada uma das bibliotecas das 31 escolas e cinco institutos da Rede Municipal de Ensino de Alvorada, a fim de promover uma formação continuada antirracista para os professores do município, com enfoque às leis voltadas para a Educação das Relações Étnico-raciais.

Além disso, a versão digital do livro será disponibilizada gratuitamente no site oficial do Podcast. Como ação complementar, na mesma semana de lançamento dos livros, o projeto construirá 20 pontos de leitura nas estações de ônibus em Alvorada através de Gelitecas, mini-bibliotecas produzidas com coolers personalizados, buscando democratizar o acesso e o compartilhamento de bens culturais.

Ainda, de 08 a 11 de fevereiro, acontecem lives sobre as obras no canal do YouTube, Tainã Rosa Inventadeira, das 18 às 19 horas, com tradução em Libras.