Polícia Civil detém envolvidos em extorsão

Vítima de acidente de trânsito passou a ameaçar o outro motorista

Policiais civis da 1ª Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DR/Deic) cumpriram, na terça-feira (05), mandados de prisão preventiva, mandados de busca e apreensão, sequestro de bens e bloqueios de ativos em contas bancárias em Alvorada, Charqueadas, Montenegro, Porto Alegre e São Leopoldo. Duas pessoas foram presas.

Um dos crimes investigados é o de extorsão, iniciada em 06 de setembro em Porto Alegre, quando houve um acidente de trânsito e um dos motoristas, então vítima, iniciou uma série de ameaçãs por aplicativo de mensagens, inclusive contra familiares do outro envolvido no acidente. A investigação verificou que, ao menos, duas pessoas estavam participando da ação criminosa.

Outra das ações é referente à investigação de um crime de tráfico e associação para o tráfico conexo a crime de extorsão mediante sequestro, ocorrido em Canoas no final de 2022. Durante as investigações, com base em interceptações telefônicas, quebras de sigilos, quebras de sigilo de dados bancários, extração de dados dos aparelhos apreendidos, foi possível verificar que os investigados possuíam também relação com o tráfico de drogas e o faziam de forma associada.

A investigação descobriu que ao menos quatro pessoas estavam envolvidas no crime. As buscas foram feitas em endereços residenciais dos alvos em duas celas em penitenciárias gaúchas.