Uma quadrilha especializada em roubar imóveis em bairros nobres de Porto Alegre foi desarticulada no início desta semana pela Polícia Civil, que realiza a investigação desde o final de 2022. O grupo, liderado por criminosos em São Paulo, possui ramificações no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Seis pessoas foram presas; três gaúchos, um mineiro e dois paulistas. Há ainda um sétimo suspeito, foragido.
Segundo as apurações, foram cometidos ao menos três roubos a residências de luxo, nos bairros Chácara das Pedras e Bela Vista, na Capital. Um quarto assalto ocorreu em Garopaba, no litoral Sul de Santa Catarina. Todas as ações realizadas com extrema violência.
Alvorada
Em fevereiro, após o crime em SC, parte do grupo retornou para São Paulo. À época, eles roubaram joias avaliadas em mais de R$ 2 milhões, que foram disponibilizadas para venda em leilão, mas acabaram sendo recuperados pela polícia gaúcha.
Três gaúchos, sendo dois de Porto Alegre e um de Alvorada, foram presos naquele mês. Na ocasião, eles estavam hospedados em um resort de alto padrão, também em Garopaba.
Outros três homens foram detidos no último final de semana, quando se preparavam para realizar assaltos na zona Sul da Capital.
Dois assaltantes paulistas foram presos na BR 290. Outro, natural de Minas Gerais, foi detido na BR 101, em Torres. A ficha criminal deles acumula registros por ameaça, associação criminosa e receptação. Dois revólveres e joias, ambos roubados, foram apreendidos.