Um desejo antigo dos moradores dos bairros Jardim Algarve e Porto Verde está cada vez mais perto de se tornar realidade. Segundo apurou O Alvoradense, a reabertura do posto da Brigada Militar (BM) na região está confirmada para até o fim do mês de janeiro.

O tema será debatido em audiência pública na noite desta terça-feira, às 19h30min, na Avenida Zero Hora nº 1234. Representantes da Prefeitura, da BM e da Habitasul, vistoriaram a área nesta manhã para acertar os detalhes da audiência.

A reabertura do posto policial, que foi fechado em 2005, está articulada com um dos eixos estratégicos do governo municipal, que tem como meta a Operação Cidade Segura. “A reabertura do espaço é uma reivindicação antiga da cidade e está em sintonia com as medidas emergenciais adotadas pela Prefeitura de Alvorada em seus 100 primeiros dias de Governo”, diz uma nota no site do governo.

Posto da Brigada Militar ficará na Avenida Zero Hora | Foto: Google Maps / Reprodução / OA
Posto da Brigada Militar ficará na Avenida Zero Hora | Foto: Google Maps / Reprodução / OA

Pedido histórico

Desde 2005, quando os postos do Jardim Algarve, Umbu e Maringá foram fechados, a comunidade destes bairros tem se mobilizado para reabrir as unidades. Um abaixo assinado chegou a ser entregue para representantes do Governo do Estado.

Inúmeras reuniões entre vereadores, deputados e o comando da BM tentaram articular a reabertura, que em parte dependia do aumento do efetivo da brigada e de viaturas em Alvorada. No ano passado, com a formatura de novos soldados e a liberação de novos veículos para a cidade, a descentralização de Companhias da BM passou a depender basicamente da confirmação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, já que se trata de um plano dos governos federal, estadual e municipal.

Em março de 2012 os índices de violência no Porto Verde alcançaram o seu pico. Um morador chegou a gravar imagens das ações dos bandidos, que foram entregues para a BM.

Fonte: O Alvoradense