Postos passam a vacinar a partir desta segunda-feira | Foto: CCS / Divulgação / OA

As treze Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as duas unidades de referência de Alvorada passam a vacinar a população contra a gripe a partir desta segunda-feira.

Em todo o País a meta é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários – gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos.

Este ano, mulheres no puerpério (período de até 45 dias após o parto) também vão receber a dose. Outra novidade é que pacientes com doenças crônicas podem ser imunizados nos postos de saúde e não apenas nos centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica no ato da imunização.

A campanha vai até o dia 26 de abril. Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses que, este ano, protegem contra a gripe A (H1N1), a gripe suína, e as gripes A (H3N2) e B. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é segura e só é contraindicada para pessoas com alergia severa a ovo. A dose contém o vírus em sua forma inativa, e não há risco de uma pessoa contrair gripe em razão da imunização. 

No sábado, dia 20, todas as unidades de saúde de Alvorada estarão focadas na a aplicação da vacina. Denominada dia “D” de vacinação, a aplicação da vacina ocorre das 8h às 17h. O dia “D” contra influenza ocorre em todo o território nacional. 

Mortes em Alvorada

Em 2012 mais de 500 pessoas contraíram a Gripe A H1N1 no Estado e 67 morreram. Alvorada foi a terceira cidade com mais casos confirmados. Foram 18, atrás apenas de Cruz Alta, com 22, e Porto Alegre, com 113. Pelo menos duas pessoas morreram na cidade.

O número de mortes garantiu ao Rio Grande do Sul um número de doses em 2013 maior do que o recebido no ano anterior. 

Fonte: O Alvoradense