A Poupança da Caixa registrou em maio uma captação liquida três vezes maior do que o mesmo mês do ano passado. O volume chegou a R$ 2,6 bilhões. Nestes primeiros cinco meses de 2012, a poupança já acumula um montante de R$ 5 bilhões, o que representa 62% de captação líquida, segundo dados do Branco Central.

Para a diretoria da instituição a captação liquida da poupança registrada nos primeiros dias após as novas regras de remuneração pode ser atribuída, em parte, pela rentabilidade de maio, em torno de 72% do CDI, e pela forma positiva como a população recebeu a mudança. “Houve uma rápida compreensão da população de que a nova regra da poupança mantém a atratividade do produto, é favorável ao poupador e necessária ao país”, afirma.

Nova Regra da Poupança:

A partir da edição da Medida Provisória 567/2012, que alterou a regra de remuneração dos depósitos feitos a partir de 04 de maio, a CAIXA se preparou para atender aos 41 milhões de clientes que possuem poupança no banco. O banco já disponibiliza os extratos da poupança em todos os canais de atendimento, apresentando de forma separada o saldo dos depósitos feitos até o dia 03 de maio de 2012 e os depósitos realizados a partir de 04 de maio de 2012. Desde o início da vigência da nova regra, a CAIXA disponibilizou na página da CAIXA na internet (www.caixa.gov.br) um portal com as principais questões sobre a nova regra e preparou seus empregados nas agências e o serviço de SAC (0800 7260101) para prestar atendimento adequado aos poupadores.

Perfil do Poupador:

O perfil do investidor da poupança na CAIXA está distribuído em todas as faixas etárias e de renda. A concentração está entre 21 e 40 anos, totalizando 40% da base de clientes de poupança. Mais de 1,5 milhões de clientes tem até 15 anos, e 5,2 milhões possuem mais de 65 anos. Não há predominância de gênero.

Como abrir uma conta Poupança:

Para abrir uma poupança da CAIXA, basta apresentar os documentos de identidade, CPF e comprovante de endereço em qualquer agência da CAIXA e, em poucos dias, o cliente já recebe o cartão magnético em sua residência.