PSDB terá o maior número de prefeituras entre as 10 maiores cidades, entre elas a Capital | Foto: Cristine Rochol / PMPA / OA

O Partido Progressista vai comandar o maior número de prefeituras na Região Metropolitana de Porto Alegre. Dos 34 municípios, a sigla levou sete prefeituras, entre elas Esteio e Sapiranga.

Se lavado em consideração as dez maiores cidades da região, contudo, o PP sequer figura na lista. Quem lidera é o PSDB, que além de Porto Alegre, conquistou as prefeituras de Viamão e Novo Hamburgo.

Contrariando o cenário nacional, onde o PMDB teve expressivo crescimento no comando das prefeituras, inclusive entre as capitais, na Grande Porto Alegre a sigla que atualmente está à frente do Palácio Piratini, com o governador José Ivo Sartori, perdeu espaço.

O partido perdeu três prefeituras, caindo de nove, em 2012, para seis, agora em 2016. Entre as dez maiores cidades, só conquistou a prefeitura de Alvorada. Em Gravataí, o atual prefeito Marco Alba, do PMDB, ficou em segundo lugar, perdendo para Daniel Bordignon (PDT), mas o resultado está judicializado e, caso o pedetista venha a perder o recurso, um novo pleito será chamado.

O partido que mais perdeu prefeituras na região Metropolitana foi o PT. São quatro cidades a menos do que em 2012, passando de sete para apenas três. Em uma delas, contudo, a decisão também está sendo questionada na Justiça Eleitoral. Ary Vanazzi ganhou em São Leopoldo, mas teve que recorrer de uma impugnação imposta pelo Tribunal Regional Eleitoral referente a quatro ações civis públicas por improbidade administrativa do período em que foi prefeito da cidade, entre 2005 e 2012. Além de São Leopoldo, entre os dez maiores municípios o Partido dos Trabalhadores também vai administrar Sapucaia do Sul.

O PDT manteve seis municípios na região e é o segundo partido em número de cidades. Confira a lista completa:

PREFEITURAS DA GRANDE PORTO ALEGRE

2016 2012
PP 7 4
PDT 6 6
PMDB 6 9
PSB 4 2
PSDB 4 4
PT 3 7
PTB 3 2
PRB 1

 

10 MAIORES PREFEITURAS DA GRANDE PORTO ALEGRE

2016 2012
PSDB 3 2
PT 2 3
PTB 2 1
PDT 1 1
PMDB 1 2
PSB 1 1

 

Fonte: O Alvoradense