Se encerra nesta sexta-feira (04) o prazo de inscrições para a segunda edição do programa CNH Social do Governo do Estado. Interessados a concorrer a uma das vagas poderão inscrever-se em um dos 274 Centros de Formação de Condutores (CFC’s) credenciados ao Detran/RS. O resultado final do sorteio será divulgado no próximo dia 22.

O objetivo do Governo do Estado é oferecer à população de baixa renda mais e melhores oportunidades no mercado de trabalho. Em 2014, serão sete mil serviços de 1ª habilitação, adição e mudança de categoria.

Para esta segunda edição do programa serão disponibilizadas 1,4 mil primeiras habilitações,1,4 mil adições de categoria e 4,2 mil mudanças de categoria, sendo 840 destas destinadas à mudança para categoria “C”, 2.940 destinadas à mudança para categoria “D” e 420 destinadas à mudança para categoria “E”.

Quinze por cento das vagas serão reservadas à população negra e 50% das vagas de mudança de categoria a mulheres. O candidato deve informar, no momento da inscrição, se deseja concorrer pelas cotas.

As pessoas beneficiadas pelo programa estarão isentas do pagamento de todas as taxas para os serviços de habilitação, dos exames médicos e psicológicos, do curso teórico-técnico, aulas em simulador, curso prático de direção veicular e locação de veículos, e também dos exames teórico e prático. Candidatos reprovados nos exames poderão refazê-los uma única vez, sem ônus, garantido um acréscimo de oito aulas práticas aos reprovados no exame prático.

Poderão requerer o benefício candidatos maiores de 18 anos, que sejam residentes no Estado há pelo menos dois anos, com renda familiar mensal de até três salários mínimos (ou de até dois salários mínimos para desempregados há mais de dois anos). Também é preciso ter sido inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal antes de 30 de abril de 2014.

Fonte: O Alvoradense