Assinatura do convênio aconteceu no sábado (24) | Foto: Jonathas Costa / OA
Assinatura do convênio aconteceu no sábado (24) | Foto: Jonathas Costa / OA

Décima segunda cidade do Estado a integrar a Operação Balada Segura Alvorada assinou no sábado (24) o convênio com o governo do Estado para a implantação.

O convênio foi assinado pelo presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer e pelo prefeito Sergio Bertoldi, na presença do secretário estadual da Administração e Recursos Humanos, Alessandro Barcellos e da deputada federal Stella Farias; além de representantes do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, da Brigada Militar, Policia Civil e Policia Rodoviária Federal, assim como autoridades municipais.

Durante o evento a cidade recebeu dois equipamentos completos do etilômetro para a realização dos testes de alcolemia – nível de álcool no sangue. A primeira blitze educativa do projeto na cidade ocorre já nesta semana, na Praça João Goulart e já na noite de sábado, dia de assinatura do convenio foram iniciadas as primeiras açõe de fiscalização na cidade.

Primeiro dia de fiscalização teve uma apreensão
No primeiro dia de ação, domingo (25), da Operação Balada Segura em Alvorada prendeu um motorista embriagado. Ele cruzou um sinal vermelho na avenida Presidente Getúlio Vargas e, ao ser abordado pelos policiais, se recusou a fazer o teste do bafômetro.

O homem, de 49 anos, que possui antecedentes por ameaça, lesões corporais, desacato e falsificação de documentos foi preso ao tentar entrar em luta corporal com os policiais que fizeram a abordagem.

O veiculo foi recolhido e o homem encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento de Alvorada (DPPA).

Para o presidente do Detran/RS “mais necessário ainda do que a presença do Estado, é o envolvimento da comunidade”. Na ocasião foi criado o Comitê Municipal Balada Segura que tem como função principal atuar na educação para o transito e deve ter inicio em breve. Ainda de acordo com Leonardo Kauer, para reduzir os índices de acidentalidade é preciso atuar nas duas pontas: combatendo comportamentos nocivos, como a mistura de álcool e direção, através da fiscalização e, ao mesmo tempo, estimular atitudes saudáveis como o bom comportamento no transito.

O convênio prevê a realização de blitz de fiscalização que, a princípio no período da noite e madrugada e 100 % dos motoristas abordados serão convidados a fazer o teste do bafômetro.

Assim como em Porto Alegre, e demais cidades que possuem Operação Balada Segura Alvorada deve ter um forte apelo educacional trabalhando em conjunto com as ações de fiscalização. Estão sendo planejadas ações junto aos jovens com campanhas permanentes de reeducação no transito em eventos e redes sociais

Fonte: O Alvoradense