Projeto da escola técnica que deve ser construída em Alvorada | Foto: Instituto Técnico Federal / Divulgação / OA

Uma comitiva da prefeitura viajou na manhã desta segunda-feira para Bento Gonçalves para tratar da construção do campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) em Alvorada. Na cidade da Serra gaúcha o Prefeito Professor Serginho, acompanhado do secretário de Governo Marcus Thiago, deve se reunir com a reitoria do instituto.

As obras do campus em Alvorada deveriam ter começado ainda em 2012. No entanto, a liberação em cartório de um terreno de dois hectares que deve ser doado pela prefeitura ao Instituto não ocorreu em tempo hábil.

Neste ano o grupo que está à frente do projeto já se reuniu com o prefeito. A viagem desta segunda-feira deve acertar os detalhes para o início da obra.

Investimento inicial é de R$ 10 milhões

A construção de uma escola técnica em Alvorada faz parte do projeto de expansão do Instituto Federal no Estado, que começou em 2008. No Rio Grande do Sul, são três reitorias de ensino técnico e profissionalizante federais. Juntas, elas formam uma rede que já conta com 23 escolas.

A reitoria que coordena o projeto Alvorada tem sua base em Bento Gonçalves e possui escolas em Canoas, Erechim, Rio Grande, Caxias do Sul, Osório, Porto Alegre e no Bairro Restinga. Com um investimento inicial de R$ 10 milhões já liberados pelo MEC, o Instituto pretende iniciar as obras de outras quatro escolas no Estado. Além de Alvorada, Viamão, Rolante e Vacaria também devem receber campus.

Em Alvorada a instituição terá ensino médio, ensino médio técnico e Proeja (ensino profissionalizante de jovens e adultos). O campus também será entregue habilitado para os cursos de Engenharia e licenciaturas em Matemática, Física e Química.

Fonte: O Alvoradense