Foto: PMV / Divulgação

O Diretório Estadual do MDB, partido a que pertencia o prefeito em exercício Valdir Jorge Elias, o Russinho, e a Prefeitura de Viamão emitiram notas de pesar pela morte do político ocorrida nesta quarta-feira em decorrência da Covid-19.

Atuante na vida política da cidade, foi vereador por três mandatos, secretário municipal de Obras e eleito vice-prefeito em 2016.

Russinho assumiu o cargo máximo do município em fevereiro deste ano, quando o então prefeito André Nunes Pacheco (sem partido) foi afastado por decisão judicial. Este foi o resultado de ação do Ministério Público, por indícios de irregularidades em contratos de prestação de serviços para a Prefeitura.

Quem assume a Prefeitura interinamente é o presidente da Câmara, vereador Dilamar de Jesus (PSB), até que seja definida a condução do Executivo neste último ano de mandato.

Confira as notas:

Nota de pesar – Diretório Estadual do MDB-RS

É com profundo pesar que o MDB-RS  comunica o falecimento do prefeito de Viamão, Valdir Jorge Elias, o Russinho, na manhã desta quarta-feira, 22 de julho. Internado no Hospital de Viamão desde o dia 15 com o novo coronavírus, ele sofreu uma parada cardíaca durante a madrugada.

Referência em sua militância mesmo antes de ingressar na vida pública, Russinho assumiu três mandatos como vereador (1988, 2008 e 2012). Em 2010, foi presidente do Legislativo viamonense. Entre 2013 e 2015 foi Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos. Em fevereiro de 2020 assumiu como prefeito em exercício de Viamão, onde entregou demandas urgentes e necessárias para a comunidade. Ele se destacava pelo jeito simples e fraterno de liderar.

O presidente do MDB-RS, Alceu Moreira, lembrou momentos marcantes em que estiveram juntos. “Lamento profundamente a perda do amigo Russinho. Companheiro de longa data, de longas caminhadas que fizemos juntos, um operário partidário, exemplo de militante. Fará muita falta, vai deixar um grande vazio para família, amigos e comunidade de Viamão.”, afirmou Alceu.

Russinho tinha 66 anos e deixa a mulher, seis filhos e quatro netos.

A Prefeitura decretou luto oficial de três dias.

Nota de falecimento – Prefeitura de Viamão

A Prefeitura de Viamão comunica, com extremo pesar, o falecimento do prefeito Valdir Jorge Elias, o Russinho, na manhã desta quarta-feira (22). Russinho faleceu em decorrência de complicações clínicas geradas pelo novo coronavírus.

O prefeito, de 66 anos, estava internado desde o dia 15 de julho na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Viamão. A prefeitura vai decretar luto oficial de três dias em memória do querido prefeito Russinho.