Trabalhadores devem sacar benefício na Caixa Econômica Federal | Foto: Tânia Rêgo/ABr/OA
Caixa terá um espaço nas dependências da prefeitura de Alvorada | Foto: Tânia Rêgo / ABr / Arquivo OA

A prefeitura e a Caixa Econômica Federal firmaram uma parceria para viabilizar a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) às pessoas atingidas pelas cheias. A população será informada do local e hora para preenchimento da documentação necessária. Foram mais de dez mil pessoas que tiveram pertences perdidos pelos alagamentos na cidade.

Uma estrutura da Caixa será montada nas dependências da prefeitura. O objetivo é facilitar o atendimento aos alvoradenses. Serão horários de expediente estendidos. A ação deve entrar em vigência nos próximos dias.

• ASSINE: Receba a edição impressa do jornal O Alvoradense em casa

Além de documento de identificação com foto, Carteira de Trabalho e número de inscrição no PIS/PASEP, são exigidos documentos específicos, dependendo da circunstância em que o trabalhador solicitar o saque do FGTS. No caso dos atingidos pelas enchentes, fica a cargo da prefeitura determinar quem recebe o benefício.

O que é FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

Fonte: O Alvoradense