Prefeito e secretários municipais participaram do ato de lançamento da pedra fundamental | Foto: CCS/Divulgação/OA
Prefeito e secretários municipais participaram do ato de lançamento da pedra fundamental | Foto: CCS/Divulgação/OA

As obras da primeira escola de educação infantil pública de Alvorada, a Jean Piaget, começaram nesta quinta-feira. Uma solenidade lançou a pedra fundamental da futura instituição, que vai ser erguida na rua 43, bairro Onze de Abril.

A escola terá 122 vagas de turno integral para crianças de zero a cinco anos e onze meses. A previsão é de que as obras terminem em dezembro, num projeto que custou R$ 1,4 milhão em parceria com o governo federal.

O prefeito Professor Serginho participou do ato de lançamento e destacou a importância da obra. “Uma cidade diferente, melhor, se constrói através dos pilares da educação”, discursou.

Obra no bairro Onze de Abril deve durar seis mesesParticiparam do ato secretários de governo, vereadores, diretores de escolas, estudantes, crianças e líderes comunitários.

O Grupo de Percussão e Maracatu Nação Periférica, formado por estudantes de escolas de todo o município, se apresentaram durante a manhã.

Quem foi Jean Piaget
O suíço Jean Piaget foi um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia do século XX. Especializou-se em psicologia evolutiva e no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, derrubando várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem.

As teorias do pesquisador buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com elas, o professor não deve apenas ensinar, mas principalmente orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma.

Escola vai atender crianças de zero a cinco anos de idade no bairro Onze de Abril | Foto: CCS/Divulgação/OA
Escola vai atender crianças de zero a cinco anos de idade no bairro Onze de Abril | Foto: CCS/Divulgação/OA

Caixa do tempo
Uma simbólica caixa do tempo com mensagens de crianças, professores e da comunidade foi preparada para o lançamento das obras da escola.

De acordo com prefeito, na caixa há “uma mensagem de otimismo e esperança, relatando o trabalho que está sendo feito agora buscando uma cidade mais justa, humana, democrática e de desenvolvimento para todas as famílias de agora e as futuras que vierem a morar na cidade e lerem as mensagens”.

Confira a mensagem colocada na caixa do tempo:

“Vivemos hoje um tempo de muitas mudanças. Um tempo de muita esperança. Esta caixa do tempo está destinada a ser aberta por aqueles que nos inspiram a seguir em frente e superar todas as dificuldades ofertadas em nosso tempo. Hoje crianças, amanhã jovens e adultos.

É certo que a criança é nosso futuro hoje. Estamos trabalhando muito para que as pessoas que decidirem morar em Alvorada possam ter à disposição todas as condições para o desenvolvimento pleno de sua família. Esta é uma carta destinada à caixa do tempo da primeira escola de educação infantil pública e gratuita da história desta cidade.

Acreditamos no nosso trabalho e na direção em que estamos conduzindo o futuro desta cidade. E é certo que este caminho será realidade quando for trilhado passo a passo por todos nós. Enquanto isso o futuro pode contar com o nosso desejo de um mundo melhor e outras reticências…
Essas reticências colocadas bem juntinhas uma ao lado da outra infinitamente criam linhas para que as novas gerações possam, com orgulho, escrever nossa história”.

Fonte: O Alvoradense