Pronto atendimento e laboratório devem passar ao prédio da UPA | Foto: Arquivo / OA

O prefeito Professor Serginho reuni-se na próxima segunda-feira (30) com o secretário municipal de Saúde, Paulo Manenti, para tratar sobre o futuro da Unidade de Pronto Atendimento 24h, pronta desde o ano passado no bairro Nova Americana mas ainda fechada.

A falta de verbas dos governos Estadual e Federal impedem a abertura da unidade hospitalar, assim como em dezenas de outros municípios gaúchos.

Há algumas semanas um possível boato sobre a possibilidade do governo de transferir o PAM 8 do prédio em frente à praça João Goulart, a 48, no Centro, para a estrutura UPA começou a circular nas redes sociais, principalmente entre os servidores municipais.

Procurado pela jornal O Alvoradense, o secretário municipal de Saúde informou que não falará sobre o tema antes da reunião com o prefeito. Conforme apurou o jornal, contudo, o governo “não descarta a possibilidade” e, inclusive, estaria estudando a viabilidade do projeto. A questão, contudo, não depende apenas da vontade do município, já que a construção da UPA é de responsabilidade do Governo Federal. Documentos estão sendo reunidos para aprofundar os estudos.

O Conselho Municipal de Saúde manifestou preocupação sobre a possível transferência e organizou uma reunião extraordinária também na próxima segunda-feira. Serginho e Manenti foram convidados para participar do encontro justamente para esclarecer os planos do governo. A reunião está marcada para às 17h na Câmara de Vereadores e é aberta ao público.

Fonte: O Alvoradense