Reunião conseguiu destravar pendências para início das obras das novas escolas | Foto: CCS / Divulgação / OA
Reunião conseguiu destravar pendências para início das obras das novas escolas | Foto: CCS / Divulgação / OA

Com o objetivo de iniciar 2016 com 13 Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEI) em funcionamento, a Prefeitura de Alvorada, através da Secretaria de Planejamento Urbanístico e Habitação (SPH), já iniciou os preparativos para dar início às obras em duas unidades das chamadas creches públicas.

O prefeito Professor Serginho, acompanhado da secretária municipal de Educação, Nair Ribeiro, esteve no final de junho em Brasília, em encontro com o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, tratando do assunto e buscando garantias e mais agilidade na execução das obras iniciadas e das demais unidades.

A boa notícia foi que o Governo Federal, visando agilizar as obras, autorizou os municípios a licitarem diretamente as creches aprovadas. Além disso, agora há dois modelos para as EMEIs, que poderão ser selecionados de acordo com a necessidade de cada local.

A expectativa do secretário da SPH, Jerônimo Miquelin, é que este maior controle possibilite que as 13 EMEIs previstas para Alvorada estejam concluídas ou em fase final de acabamento para que sejam entregues à comunidade no início do próximo ano letivo.

“Nunca ouve tantas obras”, diz secretário
Para o secretário de Planejamento Urbanístico e Habitação de Alvorada, Jerônimo Miquelin, nunca houve tamanho aporte de recursos do Governo Federal para o município como neste último período.

Miquelin está à frente da SPH | Foto: Jonathas Costa / OA
Miquelin está à frente da SPH | Foto: Jonathas Costa / OA

Ele cita a conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Instituto Federal de Educação (IFRS), CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificados) e o dique, que tem seus estudos técnicos iniciados, como exemplos.

À frente da SPH há seis meses, lembra que trabalhou por seis anos na secretaria em gestões passadas, como diretor geral e diretor administrativo. “Essa é uma secretaria meio, estritamente técnica, mas que trabalha nas dificuldades”, avalia. Miquelin valoriza o apoio recebido do ex-secretário, arquiteto Paulo Padila, que é funcionário municipal.

Jerônimo é membro da executiva Municipal do PDT e segundo suplente a vereador. Em sua trajetória política, foi assessor dos deputados Federal Pompeo de Mattos e Estadual Kalil Sehbe.

Valor do repasse é corrigido
As escolas municipais de Educação Infantil que possuem convênio com a prefeitura receberam aumento no repasse de verbas. Já a partir de julho, o valor que era de R$ 47,00 por criança em 2012, passa a R$ 220,00 por aluno, sendo 15 creches contempladas com esse novo contrato.

A assinatura aconteceu durante reunião entre as coordenadoras de diversas escolinhas e o prefeito Professor Serginho, realizada na Secretaria Municipal de Educação (Smed).

O repasse, aliado a intenção do governo municipal em entregar, já no início do próximo ano, as 13 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) traz um novo perfil às escolinhas e creches da cidade.

Fonte: O Alvoradense