Presos membros de quadrilha de roubo de carros

Investigados de três municípios, incluindo Alvorada, atuavam na Capital

167
Foto: Carlos Vogt / DCS / OA

Investigações iniciaram há mais de três meses, quando policiais passaram a monitorar uma quadrilha especializada em roubo de carros, e resultaram no cumprimento de ordens judiciais em Alvorada, Cachoeirinha, Eldorado do Sul e Porto Alegre.

Na terça-feira (28) a Polícia Civil prendeu seis pessoas durante a operação. Entre os alvos está uma mulher, detida no bairro Restinga, e dois homens presos no bairro Aparício Borges, ambos na Capital; outro em Cachoeirinha, sendo que um dos criminosos já havia sido preso na última sexta-feira (24) em Viamão.

De acordo com a Polícia Civil, os investigados faziam parte de, pelo menos, três diferentes grupos, que atuavam de forma semelhante. Os roubos aconteciam em diferentes bairros da Capital, independentemente do horário, e sempre com uso de armas de fogo. Os veículos mais visados eram caminhonetes SUV.

Após o roubo, os veículos eram clonados e os utilizados em novos ataques. As investigações ainda indicaram que, para dificultar a identificação, as quadrilhas vendiam veículos roubados umas para as outras.

Alvo

O principal alvo da operação foi um homem de 32 anos, com extensa ficha criminal e que já cumpria pena monitorado por tornozeleira eletrônica. Segundo o delegado Rafael Liedtke, titular da Delegacia de Roubos de Veículos (DRV) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), entre os antecedentes criminais estão roubo de veículo (2), tráfico de drogas (2), porte ilegal de arma de fogo, roubo a lotação, roubo a pedestre (5), receptação, corrupção de menores e homicídio doloso qualificado, associação criminosa armada, receptação de carro roubado e adulteração de sinais identificadores. Sendo ele o único dos seis presos que já tem a prisão preventiva determinada pela Justiça.

O delegado relata que o líder da quadrilha, durante um das ações criminosas, em 6 de junho último, deixou cair o celular dentro da caminhonete Duster que tentava roubar. Com o aparelho, foi possível localizar a sua casa, no bairro Aparício Borges. Lá foram encontrados os tênis e a jaqueta que ele vestia em um outro crime, flagrado por câmeras de segurança.

Preso no supermercado

No final da manhã, um sexto indivíduo contra quem havia mandado de prisão foi localizado pelos agentes. O homem, de 26 anos, fazia compras em um supermercado na Avenida Protásio Alves, Zona Leste da Capital, e foi detido na saída do supermercado.

A operação, que mobilizou cerca de 70 policiais, cumpriu todos os mandados de prisão previstos. Foram aprendidos os celulares dos presos, além de um veículo, que passará por perícia para que seja identificada a origem.