Professor é afastado de escola estadual após denúncia de assédio sexual

Caso relatado pelos pais de duas estudantes está sendo apurado pela Polícia Civil, Conselho Tutelar e Seduc

Foto: Reprodução / OA

Um professor de ensino médio de uma escola estadual de Alvorada está sendo investigado a partir de denúncia de assédio sexual, realizada pelos pais de duas estudantes de 14 e 13 anos.

A denúncia chegou à Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores, que orientou o registro de ocorrência policial na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e o relato ao Conselho Tutelar, que encaminhou o caso ao Ministério Público e à Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Esta última afastou o professor “preventivamente” na tarde de segunda-feira (25), enquanto a denúncia é apurada.

Perfil em redes sociais

Ainda que através de um perfil criado por pais e responsáveis de algumas vítimas para alertar sobre o fato nas redes sociais várias alunas alegaram terem sido molestadas, a Polícia Civil instaurou inquérito a partir das duas ocorrências registradas. Conforme as denúncias, os assédios estariam ocorrendo desde o início deste ano, se intensificado nos últimos meses. Ainda segundo relatos, a direção da escola chegou a ser procurada pelos pais, e o professor teria sido transferido de turno, permanecendo em ambiente escolar, o que teria gerado a ação mais eficaz das famílias das vítimas.

O nome da escola, do professor e dos pais não estão sendo divulgados para não expor as vítimas adolescentes, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Deam

A delegada Samieh Saleh, titular da Delegacia da Mulher, informa que a investigação estpa em andamento, com alunas e responsáveis já ouvidos. O professor será acionado em seguida.

A polícia não tem prazo para conclusão do inquérito.

Para denunciar casos semelhantes o canal é o Disque 100, serviço de proteção a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual,  que funciona diariamente, das 8h às 22h.

Outra opção é o WhatsApp (51) 984.440.606 e o 181 da Polícia Civil gaúcha.

Nota da Secretaria Estadual da Educação:

Sobre o caso ocorrido na Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Drummond de Andrade, localizada no município de Alvorada, a Secretaria Estadual da Educação informa que o professor foi afastado preventivamente de suas funções na escola enquanto a denúncia é apurada. A 28ª Coordenadoria Regional de Educação está em contato permanente com a equipe diretiva da escola para oferecer todo o suporte à comunidade escolar. Foi registrado boletim de ocorrência junto à Polícia Civil e o Conselho Tutelar também acompanha o caso.”