Já a partir de agosto, 20 cidades brasileiras passam a contar com metodologias e competências necessárias para desenvolver seu próprio Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. A medida faz parte da primeira fase de execução do Programa Nacional de Fortalecimento da Gestão Municipal de Segurança Pública, o CidadeSusp, criado em 1º de agosto de 2022, a partir da publicação da portaria nº 114.
Alvorada está entre estes municípios, sendo o único no estado do Rio Grande do Sul, tendo até o início de setembro para manifestar o interesse em aderir ao programa.
Com essa iniciativa, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da implementação do CidadeSusp, vai proporcionar cidades mais seguras. Para isso, serão criados os Observatórios Municipais de Segurança Pública, que terão informações socioeconômicas dos municípios e sobre índices de criminalidade e violência, contribuindo para minimizar os fatores relacionados aos homicídios.
O trabalho integrado entre as forças de segurança vai colaborar com o fortalecimento da gestão municipal. Por isso, o programa impacta diretamente na qualidade de vida dos brasileiros, que ganharão políticas públicas condizentes à realidade do município em que vivem.
Outra vantagem é que o município contará com uma metodologia automatizada que vai permitir a elaboração dos diagnósticos locais, dos respectivos planos municipais de segurança pública, do monitoramento, da avaliação das ações definidas até a implementação do Observatório Municipal de Segurança Pública.
Fonte: MJSP