O projeto de duplicação da estrada Caminho do Meio, que liga os municípios de Alvorada, Porto Alegre e Viamão, está passando por adequações técnicas. A licitação, que previa o início das obras por Viamão, precisou ser revista após manifestações de órgãos de controle e da identificação da necessidade de ajustes no projeto.
O deputado Estadual Professor Bonatto (PSDB), que acompanha de perto a pauta e atua para garantir a execução da obra, esteve em contato com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, que confirmou a realização das adequações e a previsão de publicação de um novo edital nas próximas semanas.

De acordo com a pasta, o novo edital deverá ser lançado nos próximos 15 dias. A equipe técnica do Governo revisou o gabarito da obra, definindo novas dimensões e limites para as intervenções. Em Viamão e Porto Alegre, o gabarito mínimo será de 22 metros.
Apesar das mudanças, o cronograma de execução segue com início pelo trecho de Viamão. Serão 14,4 quilômetros de intervenções, com investimento estimado em R$ 146 milhões, compreendendo desde a ERS-040 até a divisa com Porto Alegre, no Passo Dornelles, e da ERS-040 até a divisa com Alvorada, no Beco do Bibi.
Ao todo, a duplicação abrangerá 23,2 quilômetros de extensão, incluindo a construção de novas pistas, corredores de ônibus, ciclovias, calçadas, novas paradas de ônibus e iluminação. Estudos da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) indicam que, com a conclusão da obra, o tempo de deslocamento no transporte público entre as cidades poderá ser reduzido em até 20 minutos. Bonatto reforça que ajustes ao longo do processo são comuns em grandes obras públicas. Segundo ele, o compromisso do governador Eduardo Leite com a duplicação está mantido.
Fonte: Assembleia Legislativa RS