Projeto de Lei beneficia Guardas Municipais

Documento foi aprovado na Assembleia Legislativa esta semana

Foto: Leidiel Morais / ALRS / OA

A partir da aprovação do Projeto de Lei Complementar 59/2023, as Guardas Municipais foram incluídas no Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). O projeto de autoria do deputado Delegado Zucco (Republicanos), recebeu 47 votos favoráveis na sessão realizada no Memorial do Legislativo na terça-feira (01).

A partir de agora, as 43 Guardas Municipais que atendem uma população de 6,5 milhões de gaúchos, poderão adquirir viaturas, armamentos, equipamentos e qualificar as suas instituições.

O presidente da Associação de Guardas Municipais do RS, Robson Ferraz, assegurou que esse é um momento ímpar para a segurança pública. “A mudança proposta no Piseg garante uma nova possibilidade de captação de recursos para equipar as guardas. Deixamos nosso agradecimento ao deputado Delegado Zucco e aos parlamentares que entenderam a importância do projeto”, declarou o guarda municipal.

Acompanharam a votação a Associação de Guardas Municipais do RS, o Sindicato dos Guardas Municipais do RS, a Associação dos Guardas Municipais de Porto Alegre, além dos comandos das Guardas Municipais de diversos municípios, inclusive de Alvorada.

Fonte: Assembleia Legislativa RS