Projeto de lei propõe instalação de câmeras em viaturas e uniformes da Guarda Municipal

Cidade Protegida é a proposta protocolada na Câmara de Vereadores

94
Foto: Reprodução / OA

A exemplo do que vem sendo testado pela Brigada Militar no Estado e já tem resultados positivos em São Paulo e Santa Catarina, foi protocolado na Câmara de Vereadores o projeto de lei que Cidade Protegida, que prevê a instalação de dispositivos de captura de dados audiovisuais e georreferenciados nas viaturas e uniformes dos servidores das Guardas Municipais de Trânsito, Patrimonial e Civil.

O objetivo, conforme o autor vereador Cristiano Schumacher (PTB), é dar mais transparência ao trabalho que a Guarda Municipal vem realizando e tendo como resultado a redução dos índices de violência em Alvorada, e garantir mais segurança no desempenho da função dos GMs.

A iniciativa, explica Schumacher, foi baseada em estudos que apontaram redução de até 61% no uso de violência nas abordagens em estados como SP e SC, que adotaram esse protocolo nas polícias. Ele segue afirmando que não se trata de uma atividade de coibição da Guarda, mas sim de garantir segurança aos profissionais que arriscam suas vidas no exercício da função, e à população que terá a garantia de um trabalho transparente. “Isso aumenta a confiança e a colaboração dos agentes sociais perante as forças de segurança que trabalham para nos manter seguros”, conclui o presidente da Câmara.