Foto: Arquivo / OA

A Escola Municipal Cléo dos Santos foi uma das instituições educacionais de todo o país selecionadas para participar da Mostra Nacional de Robótica (MNR) 2012, em Fortaleza, Ceará, que aconteceu entre os dias 17 a 21 de outubro. O projeto Cisterna Robótica e Meio Ambiente, idealizado ainda em 2011 pelos alunos Leandro da Silva e Anderson Pinto, participou na categoria Vida e Ambiente.

O projeto tem como objetivo alertar para a utilização de energia solar, abundante na região do semiárido, com a utilização de mecanismo automatizado agregado à tecnologia de cisternas, aumentando assim a eficiência de ganho energético de maneira sustentável e garantir os padrões de qualidade da água com a diminuição do contato direto para fins de reabastecimento.

Para a construção do protótipo foram utilizadas peças dos Kits Educacionais Tecnológicos Lego, agregando materiais como vidro, madeira revestida em fórmica e PVC. Para o professor e orientador do projeto Adailton Moreira, a participação na mostra presencial científica de Fortaleza representa uma nova etapa do projeto de robótica iniciado em 2010, materializado agora através do grupo de trabalho multidisciplinar Robotek – Robótica e Tecnologia Educacional.

Mostra presencial

Os melhores trabalhos submetidos à Mostra Nacional de Robótica (MNR) 2012 foram selecionados para apresentação em versão presencial, em conjunto com diversos outros eventos de robótica para o Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, bem como eventos científicos para pesquisadores promovidos pelas sociedades cientificas apoiadoras. Os autores, seus professores e instituições foram convidados a apresentar seus trabalhos no formato oral, de pôster e protótipo. O contato dos trabalhos selecionados com o universo da robótica foi um dos objetivos da mostra.

Evento ocorreu em Fortaleza | Foto: Divulgação / OA
Evento ocorreu em Fortaleza | Foto: Divulgação / OA

Mostra Nacional de Robótica (MNR)

A Mostra Nacional de Robótica (MNR) é uma das cinco exposições em âmbito nacional promovidas pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MTC), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Sociedade Brasileira de Automática (SBA).

A iniciativa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país e dos diferentes atores do processo ensino aprendizagem através da exposição dos trabalhos e está dividida em duas modalidades: Competição, com as categorias futebol, dança e resgate; e Iniciação Cientifica subdividida nas categorias, Artes e Humanidades, Ciências, Vida e Ambiente, Computação, Inovação, Protótipos e Invenção, Elétrica, Mecânica e Desenho Técnico, e Computação. Dentre as premiações estão: bolsas de iniciação cientifica Jr. do CNPq com um ano de duração, vagas para a Competição Brasileira de Robótica (CBR); publicação dos melhores trabalhos no portal e em anais da MNR, além de certificados e menções honrosas.

Fonte: O Alvoradense