Um projeto vindo de Santa Maria e coordenado pelo professor Hernán Mostajo é destaque na Semana do Meio Ambiente de Alvorada. Desde ontem o professor está na cidade falando sobre os prejuízos que o homem causou ao planeta e sobre as atitudes que podemos adotar para reverter esse quadro de danos.

As palestras e exposições falam do planeta desde sua formação, processos geológicos e evolutivos até o surgimento da humanidade. Em todo Estado mais de 200 mil alunos da rede pública já assistiram a palestra e participaram dos cursos ministrados pelo professor e sua equipe.

Em Alvorada, os alunos da rede pública receberam a Palestra Show do professor Hernán no Ginásio Municipal Tancredo Neves durante dois dias. Durante toda segunda e terça-feira eles assistiram as palestras e participaram das exposições sobre paleontologia, evolução e lixo. Com destaque para o lixo espacial. De acordo com um dado fornecido por Mostajo cerca dos 13 mil satélites em órbita atualmente apenas 3,5 mil continuam funcionando. Todo resto constitui o chamado lixão espacial que se mantém em órbita em torno do planeta.

Além do lixo espacial o professor fala sobre as problemáticas dos lixões a céu aberto, lixo oceânico sobre as medidas que devem ser adotadas para a reversão dos problemas causados pelo homem no meio ambiente. Um dos pontos destacados pelo professor é o uso dos, quatro R’s: reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar.

 

Fonte: Amanda Fernandes / O Alvoradense