Recém-nascidos recebem BCG ainda na maternidade

Parceria entre SMS e Hospital de Alvorada possibilita a vacinação dos bebês

459
Foto: Divulgação / OA

A partir desta semana as crianças nascidas em Alvorada poderão receber a dose da vacina BCG ainda no Hospital. O objetivo da parceria firmada entre a entidade e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Vacinação Municipal, é proteger as crianças contra as formas graves de tuberculose.

As vacinas serão aplicadas todas as segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã e os bebês que não conseguirem receber a vacina no hospital, poderão ser imunizados no Centro de Vacinação (ao lado do PAM-8) às segundas, quartas e sextas-feiras das 13h até as 14h.

Plano de Enfrentamento à Tuberculose

A implantação da BGC no Hospital de Alvorada e Centro de Vacinação Municipal, é uma das ações previstas no plano de Enfrentamento à Tuberculose. A vacina é indicada em dose única, como rotina a partir do nascimento, administrada preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido, podendo ser feita até os 5 anos incompletos.

Conforme a direção do Hospital de Alvorada, a média mensal de nascimentos é de 200 bebês que terão o acesso à vacina facilitando, garantindo a cobertura vacinal.