A Administração Municipal intensifica as ações de combate ao descarte irregular de resíduos, com fiscalização, choques de zeladoria e a instalação de contêineres de lixo comum. Além disso, está desenvolvendo uma nova Lei de Gestão de Resíduos e no desenvolvimento do projeto de implantação dos ecopontos.
Largar resíduos em local inapropriado é crime ambiental, monitorado por câmeras pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smmam), com o apoio da Guarda Municipal. A população também pode e deve colaborar. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp da Smmam (51) 99351-3263. Para que seja possível realizar o auto de infração, é importante que as denúncias sejam acompanhadas de fotos ou vídeos que mostrem o ato e, se possível, a placa do veículo.
“Quando é possível identificar o indivíduo ou a placa do veículo no momento do descarte no vídeo ou foto, a multa aplicada é de R$ 5.500,00, e pode aumentar conforme a reincidência”, explica a fiscal ambiental da SMMAM, Jéssica Menezes.
Conforme Jéssica, desde o início do ano, já foram emitidas 19 notificações e aplicados 20 autos de infração, com aplicação de multa, por descarte irregular.
Contêineres
Entre as iniciativas para diminuir a poluição ambiental está a instalação de contêineres de lixo comum, que oferecem uma solução prática e acessível para que a população descarte seus resíduos de forma correta, colaborando com a limpeza e o bem-estar coletivo.
O esforço é reforçado pelo choque de zeladoria, com equipes da Prefeitura realizando a limpeza diária dos espaços públicos. O cronograma é definido semanalmente, com prioridade para áreas que concentram maior número de focos de lixo.
Para estruturar ainda mais essa política pública, foi criado o Grupo de Trabalho (GT) de Resíduos, composto pelas secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SMHDU), Meio Ambiente (SMMAM) e Obras e Serviços Públicos (SMOSPU). O GT atua na elaboração da nova Lei de Gestão de Resíduos e no desenvolvimento do projeto de implantação dos ecopontos. A SMMAM iniciará, em breve, o processo de licenciamento ambiental para o primeiro equipamento, que será instalado no bairro Jardim Algarve, oferecendo um ponto de entrega voluntária para resíduos recicláveis e outros materiais que não devem ser descartados no lixo comum.
Fonte: Prefeitura de Alvorada